Resultados finais de sobrevida do estudo SPARTAN: apalutamida versus placebo em câncer de próstata resistente à castração não metastático - Oncologia Brasil

Resultados finais de sobrevida do estudo SPARTAN: apalutamida versus placebo em câncer de próstata resistente à castração não metastático

3 min. de leitura

SPARTAN demonstrou ganho de sobrevida com a combinação apalutamida e terapia de privação androgênica (ADT) versus placebo versus placebo + ADT

Durante o ASCO 2020 Virtual Annual Meeting, os resultados finais de sobrevida do SPARTAN foram divulgados. Este estudo randomizado de fase 3 avaliou apalutamida (APA) versus placebo (PBO) em pacientes com câncer de próstata resistente à castração não metastáticos (CPRCnm).

Dr. Fred Saad, professor e diretor do departamento de Uro-oncologia da Universidade do Hospital Central de Montreal (CHUM), é um dos autores e investigadores do trabalho e, no vídeo abaixo, destacou a importância dos resultados obtidos durante o follow up longo de 52 meses.

Em análise anterior, avaliou-se apalutamida (APA) versus placebo (PBO) em pacientes com câncer de próstata resistente à castração não metastáticos (CPRCnm) e um tempo de duplicação de PSA de ≤ 10 meses durante terapia de privação androgênica (androgen deprivation therapy, ADT). Na análise de desfecho primário da sobrevida livre de metástase (SLM), a APA melhorou significativamente a SLM mediana em 2 anos, bem como o tempo para metástase, a sobrevida livre de progressão e o tempo para progressão sintomática versus PBO (Smith, et al. NEJM 2018).

Neste estudo, 1.207 pacientes com CPRCnm foram randomizados 2:1 para APA (240 mg/dia) ou PBO mais terapia de privação androgênica (ADT). Na progressão, os pacientes poderiam receber acetato de abiraterona + prednisona fornecidos pelo sponsor. Depois que o desfecho primário de eficácia (sobrevida livre de metástase [SLM]) foi atingido, 76 pacientes no grupo PBO (19%) passaram para APA.

Sobrevida global (SG) e o tempo para quimioterapia citotóxica (TCx) foram testados por grupo de teste sequencial, com gasto da função do tipo alfa O’Brien-Fleming. Desfechos como tempo até o evento foram analisados pelo método de Kaplan-Meier e modelo Cox. Foi realizada uma análise de sensibilidade para SG, contabilizando o crossover através de uma abordagem de censoring naïve.

Com o acompanhamento de 52,0 meses, 428 eventos (dos 427 necessários) de SG ocorreram. Duração média do tratamento: APA 32,9 meses; PBO 11,5 meses. A mediana da SG foi significativamente maior com APA + ADT versus PBO + ADT (73,9 versus 59,9 meses; HR 0,784; p = 0.0161). APA aumentou significativamente o TCx (HR 0,629; p = 0.0002). As taxas de descontinuação (APA versus PBO) por progressão de doença foram 42,7% versus 73,9% e por eventos adversos (EA) foram de 15,2% versus 8,4%. A segurança foi consistente com os dados anteriores. Os eventos adversos de tratamento emergente (EATE) grau 3/4 de interesse especial foram rash 5,2%, fraturas 4,9%, quedas 2,7%, cardiopatia isquêmica 2,6%, hipotireoidismo 0% e convulsões 0%. Um EATE levando à morte (infarto do miocárdio) foi considerado potencialmente relacionado ao APA.

A conclusão do estudo mostrou que a combinação de APA + ADT melhorou significativamente a SG em comparação ao PBO + ADT em pacientes com CPRCnm, com SG mediana > 6 anos no grupo APA + ADT e 14 meses de melhora em relação ao PBO + ADT. O benefício da APA foi observado apesar de um crossover de 19% do PBO. O perfil de segurança do APA foi consistente com análises interinas prévias.

Se preferir ouça nosso Podcast:

Saiba mais:
J Clin Oncol 38: 2020 (suppl; abstr 5516). DOI:10.1200/JCO.2020.38.15_suppl.5516
https://meetinglibrary.asco.org/record/187437/abstract

Smith, MR. Apalutamide Treatment and Metastasis-free Survival in Prostate Cancer. NEJM, 2018. 378:1408-1418.

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação