ASCO 2024: Atualizações do Estudo SARC032 – Adição de pembrolizumabe ao tratamento com radioterapia neoadjuvante em pacientes com sarcoma - Oncologia Brasil

ASCO 2024: Atualizações do Estudo SARC032 – Adição de pembrolizumabe ao tratamento com radioterapia neoadjuvante em pacientes com sarcoma

2 min. de leitura

Diretamente de Chicago, no ASCO 2024, Dr. Rodrigo Munhoz, Oncologista Clínico do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, traz as atualizações do estudo SARC032 para o tratamento de pacientes com sarcoma

 

O estudo SARC032¹ avaliou a adição da imunoterapia com pembrolizumabe ao tratamento com radioterapia neoadjuvante em pacientes com sarcoma pleomórfico de alto grau ou lipossarcoma desdiferenciado. 

 

Pacientes com tumores grau II ou III e no mínimo 5cm foram randomizados para o tratamento padrão com radioterapia pré-operatória na dose de 50 Gy/25 fx vs o mesmo tratamento associado ao pembrolizumabe a cada 21 dias e, após a cirurgia, o pembrolizumabe de manutenção no cenário adjuvante completando até um ano de tratamento. 

 

Segundo Dr. Rodrigo Munhoz, este estudo possui alguns questionamentos do ponto de vista de desenho, pois não incluiu nenhuma outra forma de terapia sistêmica (quimioterapia) neo ou adjuvante e o tratamento padrão foi exclusivamente radioterapia. 

 

Apesar de ser um estudo de fase II randomizado, observou-se resultados positivos no desfecho primário que era sobrevida livre de eventos (SLE) com uma diferença na proporção de pacientes sem eventos em 2 anos de 72% vs 54%. Uma diferença estatisticamente significativa que traz um ganho importante em um cenário bastante desafiador. 

 

Outro fato que chama atenção diz respeito aos dados de sobrevida global e de outros biomarcadores como avaliação de estrutura linfoide terciária e análise de sequenciamento de DNA e RNA que ainda não foram apresentados. 

 

De qualquer maneira, Dr. Rodrigo Munhoz considera interessante acompanhar este estudo nos próximos anos, pois traz resultados bastante promissores com uma estratégia inovadora. 

 

Ficou curioso para saber as atualizações completas do estudo SARC032 e seus impactos na prática clínica? Acesse e confira na íntegra.

 

Referência:  

  1. Mowery YM, Ballman KV, Hong AM, et al. SU2C-SARC032: A randomized trial of neoadjuvant RT and surgery with or without pembrolizumab for soft tissue sarcoma. J Clin Oncol 42, 2024 (suppl 16; abstr 11504). 

 

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação