Atualização do Estudo DAISY: trastuzumabe deruxtecano (T-DXd) no tratamento do Câncer de Mama Avançado, independentemente do status HER2 - Oncologia Brasil

Atualização do Estudo DAISY: trastuzumabe deruxtecano (T-DXd) no tratamento do Câncer de Mama Avançado, independentemente do status HER2

2 min. de leitura

Neste vídeo, a Dra. Véronique Diéras, Médica Oncologista Sênior no Centre Eugène Marquis, comenta a atualização dos resultados do estudo DAISY apresentados no ESMO Breast Cancer® 2024. Acesse e confira! 

O ESMO Breast Cancer® 2024 ocorreu entre os dias 14 e 17 de maio de 2024 e reuniu os principais especialistas em câncer de mama do mundo, proporcionando um ambiente para a discussão sobre inovações e cuidados dos pacientes. 

A Dra. Diéras, um dos principais nomes da oncologia mamária do mundo, comenta sobre a avaliação da atividade do trastuzumabe deruxtecano (T-DXd) no tratamento de pacientes com câncer de mama avançado HER2 positivo (alta e baixa expressão) e a identificação dos marcadores biomarcadores associados à resposta ou resistência ao fármaco. 

O estudo DAISY é um ensaio clínico aberto de fase II que possui 3 coortes: Coorte 1 (superexpressão de HER2: 3+ em IHC ou ISH+), Coorte 2 (baixa expressão de HER2: 1+ ou 2+/ISH-) e Coorte 3 (HER2-IHC 0). O ensaio teve como desfecho primário a taxa de resposta objetiva confirmada e como desfechos secundários a taxa de benefício clínico, duração da resposta, sobrevida livre de progressão, sobrevida global e segurança. No trabalho apresentado na ESMO 2024®, os pesquisadores apresentaram os dados do follow-up de 38,4 meses [IC 95%: 35,3-40,9]. 

Entre o período de 2019 e 2021, o estudo incluiu 185 mulheres e 1 homem. Na população de segurança (179 pacientes), a idade mediana foi de 55 anos (24-82), com mediana de 5 metástases anteriores (0-17). Dentre os resultados, destaca-se que a sobrevida livre de progressão em 24 meses foi de 31% [IC 95%: 20-43] na coorte 1 e 173 pacientes (96,6%) apresentaram pelo menos um evento adverso relacionado ao tratamento, dos quais 4,5% estão relacionados à pneumonite. 

No vídeo, a Dra. Diéras comenta com detalhes os principais resultados do estudo. Acesse e confira na íntegra! 

 

Referências: 

Dieras, V.C., et al Trastuzumab deruxtecan (T-DXd) for advanced breast cancer (ABC) patients (pts), regardless of HER2 status: A phase II study with biomarkers analysis (DAISY) – update analysis with longer follow-up. Annals of Oncology (2024) 9 (suppl_4): https://doi.org/10.1016/j.esmoop.2024.103016 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação