Avanços da Medicina Nuclear no manejo do Câncer de Próstata - Oncologia Brasil

Avanços da Medicina Nuclear no manejo do Câncer de Próstata

< 1 min. de leitura

O Dr. Paulo Lages, oncologista clínico do grupo Oncoclínicas (Brasília), e o Dr. Luciano Prado Jr., médico nuclear do IMEB (Brasília), comentaram alguns dos avanços da medicina nuclear no manejo do câncer de próstata, conforme atualizações apresentadas no Genitourinary Cancers Symposium – ASCO-GU 2019, evento que ocorre em São Francisco (EUA), de 14 a 16 de fevereiro.

O Dr. Luciano pontuou a variedade de trabalhos apresentados que comprovaram a importância clínica do PET com biomarcador para câncer de próstata, ressaltando o trabalho brasileiro, de co-autoria do mesmo e do Dr. Paulo, que, juntamente a dados de outros trabalhos, confirmava uma maior positividade do PET com PSMA nesse cenário, quando comparado a outros métodos de imagem.

Além disso, o Dr. Paulo comentou alguns dos dados sobre tratamento com Rádio-223, que evidenciaram grande prevalência de associação desse tratamento com outras terapias antineoplásicas na prática clínica de boa parte dos oncologistas, com estudo de fase II mostrando segurança do uso do Rádio-223 em combinação com enzalutamida e outros trabalhos vantagens na administração mais precoce desse radiofármaco.