Dra. Debora Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, traz três atualizações importantes sobre tratamentos no câncer de mama, com destaque para o estudo CAPItello-291 e o estudo SERENA 1, apresentados no San Antônio Breast Cancer Symposium 2024
O estudo CAPItello-291 avaliou o uso de capivasertib, um inibidor de AKT, em pacientes com câncer de mama receptor hormonal positivo, HER2 negativo, que haviam progredido após tratamento com inibidores de ciclina 4 e 6 e terapia endócrina. O estudo demonstrou que a adição do capivasertib ao fulvestranto reduziu o risco de progressão ou morte em 40% (hazard ratio de 0,6) na população por intenção de tratamento. Para pacientes com alterações moleculares na via PI3K/AKT, a redução foi ainda maior, de 50% (hazard ratio de 0,5). Uma análise adicional mostrou que 19% dos pacientes apresentaram perda de PTEN, e esses pacientes também se beneficiaram significativamente do tratamento com capivasertib, sugerindo que a avaliação imuno-histoquímica de PTEN pode ser útil para identificar os pacientes com maior benefício. O estudo também indicou que a prevalência das mutações na via PI3K/AKT foi semelhante em tecido primário e metastático, reforçando a importância de realizar testes moleculares em ambos os estágios da doença.
O estudo SERENA-1, de fase 1, avaliou a segurança da combinação do camizestranto (um novo SERD oral) com o ribociclibe (inibidor de ciclina 4 e 6). A combinação foi considerada segura, sem aumento de eventos adversos em comparação ao uso isolado das duas drogas. Essa descoberta abre caminho para futuros estudos combinando essas terapias, como no estudo SERENA 6, que investiga a combinação em pacientes com câncer metastático e recrudescimento do ctDNA de SR1.
Esses avanços são importantes para o tratamento do câncer de mama metastático, oferecendo novas opções terapêuticas e informações valiosas sobre biomarcadores e combinações de medicamentos.
Acesse e confira o conteúdo completo!
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.