CHRYSALIS-2: amivantamabe e lazertinibe em combinação com quimioterapia à base de platina em CPNPC com mutação EGFR recidivado/refratário - Oncologia Brasil

CHRYSALIS-2: amivantamabe e lazertinibe em combinação com quimioterapia à base de platina em CPNPC com mutação EGFR recidivado/refratário

3 min. de leitura

A terapia LACP composta pela combinação do inibidor de tirosina quinase-EGFR lazertinibe + anticorpo contradomínios extracelulares das proteínas EGFR e cMet amivantamabe + quimioterapia com cisplatina e pemetrexedo produziu altas taxas de resposta global em pacientes que progrediram a um TKI-EGFR na linha prévia de tratamento

 

O câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) é responsável por 85-90% dos cânceres de pulmão. As mutações ativadoras de EGFR são um importante fator oncogênico em CPNPC, sendo 85% dos casos decorrentes de uma deleção do éxon 19 ou substituição pontual no éxon 21. O terceiro tipo de mutação mais frequente são as mutações de inserção do exon 20 (Exon20ins), que embora sejam semelhantes a outras mutações de EGFR em biologia e epidemiologia, são definidas por um sítio ativo alterado que impede a ligação do inibidor de tirosina quinase (TKI), resultando em baixas taxas de resposta (0%-9%) com os TKI-EGFR já aprovados. 

A quimioterapia à base de platina é o padrão atual de tratamento para pacientes com CPNPC cuja doença progride com osimertinibe, um TKI-EGFR terceira geração. No entanto, a doença refratária ao osimertinibe ainda pode ser sensível à inibição de EGFR e/ou MET, conforme demonstrado pela atividade antitumoral observada com amivantamabe e lazertinibe, resultados anteriores do estudo de fase I CHRYSALIS.  

O lazertinibe é um TKI-EGFR oral, altamente potente, seletivo para EGFR mutante e irreversível, visando tanto a mutação T790M quanto outras mutações ativadoras de EGFR, poupando o EGFR do tipo selvagem. O amivantamabe é um anticorpo biespecífico baseado em imunoglobulina G1 (IgG1) totalmente humana que tem como alvo os domínios extracelulares das proteínas EGFR e cMET. A combinação de quimioterapia à base de platina com inibição direcionada da sinalização EGFR/MET através da ação de amivantamabe e lazertinibe pode levar a melhores resultados na doença recidivada/refratária a TKI-EGFR.  

Nesse mês de agosto de 2022 na Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão (WCLC 2022) realizada pela International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC) foi apresentado os resultados do estudo de fase III CHRYSALIS-2 (NCT04077463). Os eventos adversos e a resposta em pacientes que tiveram pelo menos 1 avaliação pós-base da doença foi avaliada e os resultados foram apresentados. Os resultados são da coorte LACP (Lazertinibe, Amivantamabe, Carboplatina, Pemetrexedo) do estudo CHRYSALIS-2, que recrutou pacientes com CPNPC com mutação de EGFR cuja doença progrediu durante ou após o tratamento com um TKI-EGFR como última linha de terapia (máximo de 3 linhas). 

Resultados: 

Os pacientes inscritos receberam uma mediana de 2 linhas de terapia anteriores, incluindo osimertinibe (n=14), gefitinibe (n=3) e afatinibe (n=3). Até o momento da análise, em um seguimento mínimo de 3 meses, as melhores respostas incluíram 10 pacientes com resposta parcial confirmada, 7 com doença estável e 3 com doença progressiva. Os eventos adversos emergentes do tratamento mais comuns foram reação relacionada à infusão (73,3%), neutropenia (66,7%), erupção cutânea (46,7%), trombocitopenia (40,0%), fadiga e náusea (33,3% cada). Dos 5 participantes que interromperam o tratamento, 2 foram devido a eventos adversos graves relacionados à quimioterapia e 3 devido à progressão da doença. 

Os autores concluíram que a combinação de amivantamabe + lazertinibe + quimioterapia produziu altas taxas de resposta global em pacientes que progrediram a TKI-EGFR como linha prévia de terapia. O perfil de segurança do regime LACP foi consistente com os agentes individuais, sem evidência de novos sinais de segurança ou toxicidade aditiva. 

 

Referências:  

  1. Abstract MA07.04 – Se-Hoon Lee, Alexander I. Spira, Sai-Hong Ignatius Ou, Saiama Waqar, Shengting Li, Meena Thayu, Roland E Knoblauch, Joshua M Bauml, Byoung Chul Cho.  Amivantamab and Lazertinib in Combination With Platinum-Based Chemotherapy in Relapsed/Refractory EGFR-mutant NSCLC. 2022 World Conference on Lung Cancer. 
  2. Keunchil Park, et al. Amivantamab in EGFR Exon 20 Insertion–Mutated Non–Small-Cell Lung Cancer Progressing on Platinum Chemotherapy: Initial Results From the CHRYSALIS Phase I Study Journal of Clinical Oncology 2021 39:30, 3391-3402