Controvérsias no tratamento de primeira linha do câncer colorretal - Oncologia Brasil

Controvérsias no tratamento de primeira linha do câncer colorretal

< 1 min. de leitura

Esta série, liderada pelo Dr. Tiago Biachi, oncologista clínico e membro associado ao Departamento de Oncologia Gastrointestinal do Moffitt Cancer Center, apresenta controvérsias em oncologia gastrointestinal. Neste podcast, Dr. Tiago e Dr. Allan Pereira – oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês, discutem sobre como tratar pacientes com câncer de colorretal em primeira linha, abordando as principais alternativas terapêuticas de acordo com cada perfil de paciente

 

Segundo os especialistas, a questão de como tratar os pacientes com câncer colorretal é algo que permeia a comunidade médica há pelo menos 10 anos. Principalmente após os dados do estudo clínico CALGB 80405, a lateralidade se tornou uma variável fundamental na escolha do tratamento de primeira linha. Ainda, uma análise combinada dos dados dos estudos CALGB 80405, PEAK e FIRE-3 confirmou o benefício de sobrevida global do anti-EGFR nos tumores do lado esquerdo, em detrimento da inibição de VEGF. Os especialistas discutem como interpretam e utilizam esses dados na sua prática clínica, e quais outros fatores diagnósticos levam em consideração para escolha terapêutica.  

Os doutores ainda comentam sobre outras dúvidas comuns que surgem ao avaliar a melhor alternativa terapêutica para pacientes com câncer colorretal. Vale a pena ouvir esta rica discussão e conferir o conteúdo completo! 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal