Neste vídeo, Dra. Mariana Gomes Serpa, médica hematologista do Hospital Sírio-Libanês, comenta alguns dos principais destaques sobre leucemia mieloide aguda que foram apresentados no Congresso da European Hematology Association – EHA 2022
A leucemia mieloide aguda (LMA) é uma doença heterogênea em termos de características clínicas, desfechos e genética. Neste vídeo, Dra. Mariana Serpa comenta sobre 3 estudos que foram apresentados no EHA 2022 e abordam diferentes aspectos sobre o tratamento e prognóstico da LMA.
A determinação do prognóstico da LMA é de extrema importância para decisão da conduta clínica. Neste sentido, um dos estudos explorou o significado clínico e a implicação prognóstica de mutações consideradas secundárias pacientes com LMA não M3. Outro estudo comentado teve o objetivo de identificar padrões comutacionais clinicamente significativos em LMA com NPM1mut para estabelecer um modelo de estratificação de risco revisado.
Em relação ao tratamento da LMA, Dra. Mariana comentou sobre o estudo clínico de fase 3 QuANTUM-First (NCT02668653), que avaliou o impacto da adição do quizartinibe (inibidor de FLT3) para o tratamento da LMA recém diagnosticada.
No vídeo, a especialista faz uma análise completa dos dados destes estudos, vale a pena conferir o conteúdo completo!
Referências:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.