Eficácia e segurança de botensilimabe + balstilimabe em pacientes com sarcoma metastático refratário - Oncologia Brasil

Eficácia e segurança de botensilimabe + balstilimabe em pacientes com sarcoma metastático refratário

2 min. de leitura

A combinação de botensilimabe + balstilimabe apresentou eficácia e respostas duradouras em pacientes com sarcoma refratários e baixa imunogenicidade

 

O botensilimabe (BOT) é um anticorpo anti-CTLA-4 versátil aprimorado com Fc, projetado para aumentar o priming, ativação e formação de memória de células T, esgotar células T reguladoras (Tregs) intratumorais e minimizar a fixação do complemento. A eficácia de BOT com ou sem a presença de balstilimabe (BAL) foi demonstrada em uma ampla variedade de tumores sólidos considerados resistentes ao tratamento convencional ou por estratégias imuno-oncológicas.  

Neste estudo, os autores investigaram a eficácia e segurança da combinação de BOT + BAL em pacientes com sarcomas metastático refratário – um grupo de tumores que pode ocorrer em diversas partes do corpo e que se iniciam nos ossos ou tecidos moles.  

Para tal, 22 pacientes (mediana de idade: 62 anos) com histologias predominantes de leiomiossarcoma, angiossarcoma (incluindo 5 casos viscerais) e lipossarcoma, receberam BOT em doses de 1 ou 2 mg/kg a cada 6 semanas (ou uma dose fixa equivalente) em combinação com 3 mg/kg de BAL a cada 2 semanas. O tratamento foi iniciado até 5 de dezembro de 2022 com pelo menos um exame de 6 semanas e acompanhamento estendendo-se por um período mínimo de 18 semanas. Nestes pacientes, o número mediano de linhas de tratamento anteriores foram 3, com 18% apresentando falha na imunoterapia. 

Os achados clínicos incluíram taxa de resposta global (TRG) de 27% (6/22; intervalo de confiança [IC]: 95%; 11-50) avaliada de acordo com Critérios de Avaliação de Resposta em Tumores Sólidos (RECIST 1.1) e a mediana da duração da resposta não foi atingida. Um total de seis pacientes experimentaram benefícios clínicos significativos que incluíram pequena progressão precoce seguida por uma resposta contínua profunda e duradoura de mais de 108 semanas (98%; 1 paciente), resposta completa (RC) não confirmada (1 paciente), doença estável há 24 semanas (1 paciente) com casos ainda em curso (3 pacientes). Além disso, o tratamento de BOT + BAL resultou em taxa de controle da doença de 68% e sobrevida livre de progressão (SLP) de 50% em 6 meses (IC: 95%; 26–70). Em 12 meses, a sobrevida global (SG) foi de 82% (IC: 95%; 52-94). 

Em relação à segurança, 91% dos pacientes apresentaram eventos adversos (EAs) relacionados ao tratamento de qualquer grau, sendo 77% de grau 1-2 e 14% de grau 3, onde o único EA relacionado ao tratamento de grau 3 que ocorreu em mais de um paciente foi diarreia/colite (9%). Não foram reportadas mortes ou EAs de grau 4-5 relacionados ao tratamento. 

A combinação de BOT+BAL apresentou eficácia significativa com respostas duradouras em pacientes com sarcomas refratários e pouco imunogênicos, além de perfil de segurança administrável. 

 

Referências  

  1. Wilky B. Efficacy and safety of botensilimab (BOT) plus balstilimab (BAL) in patients (pts) with refractory metastatic sarcoma. ESMO, 2023.  

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação