Eficácia e toxicidade das células CAR-T no sistema nervoso central em linfomas primários - Oncologia Brasil

Eficácia e toxicidade das células CAR-T no sistema nervoso central em linfomas primários

2 min. de leitura

Neste vídeo, Dr. Fernando Barroso, Professor da Universidade Federal do Ceará e Chefe da Hematologia e TMO do HUWC/ UFC apresenta dados de um importante estudo apresentado durante a conferência anual da European Hematology Society – EHA® 2023, que avaliou a eficácia e a toxicidade das células CAR-T no sistema nervoso central de pacientes com linfomas primários tratados com essa terapia. Confira o conteúdo completo.  

 

 

O linfoma primário do sistema nervoso central (PCNSL) tem visto avanços terapêuticos recentes, porém, após a segunda linha de tratamento, o prognóstico é desfavorável, com sobrevida inferior a 6 meses. Embora as células CAR-T sejam eficazes para linfomas sistêmicos, sua indicação é proibida nos Estados Unidos para o PCNSL, enquanto na Europa a proibição não é especificada. Desde 2020, centros franceses na rede LOC têm tratado o PCNSL a partir da terceira linha de tratamento em diante. 

Durante a conferência anual da European Hematology Society – EHA® 2023 foram apresentados os resultados de um estudo que mostrou o uso de células CAR-T comerciais no tratamento de PCNSL, com um acompanhamento prolongado. Esses resultados foram comparados com os de pacientes na rede LOC que não receberam esse tratamento e não se beneficiaram dele. 

No vídeo, o especialista apresenta esses resultados de forma detalhada abordando os impactos dos mesmos na prática clínica. Vale a pena conferir o conteúdo completo. 

 

Referência:  

Choquet et al. EFFICACY AND TOXICITY OF CAR-T CELLS IN PRIMARY CENTRAL NERVOUS SYSTEM LYMPHOMAS, A NEW REFERENCE: THE FRENCH EXPERIENCE OF THE NATIONAL LOC NETWORK. EHA 2023.