ENSAIO CLÍNICO DE FASE II COM PERBROLIZUMABE E QUIMIOTERAPIA: A CARACTERIZAÇÃO DE PERFIS TRANSCRIPTÔMICOS EM RESPOSTA RADIOLÓGICA NO CÂNCER DE MAMA TRIPLO-NEGATIVO METASTÁTICO - Oncologia Brasil

ENSAIO CLÍNICO DE FASE II COM PERBROLIZUMABE E QUIMIOTERAPIA: A CARACTERIZAÇÃO DE PERFIS TRANSCRIPTÔMICOS EM RESPOSTA RADIOLÓGICA NO CÂNCER DE MAMA TRIPLO-NEGATIVO METASTÁTICO

3 min. de leitura

A relação dos marcadores genéticos para identificar interdependências patológicas e transcriptômicas com a resposta ao tratamento

 

O câncer de mama triplo-negativo (TNBC) constitui de 15% a 20% dos casos de câncer de mama, sendo clinicamente mais agressivo, com prognóstico muitas vezes menos favorável e por isso continua sendo um grande desafio terapêutico. O ensaio clínico KEYNOTE-355 explorou a adição de pembrolizumabe à quimioterapia padrão para TNBC metastático, demonstrando aumento na sobrevida e investigou a combinação de pembrolizumabe com carboplatina e nab-paclitaxel (CNP) em 30 pacientes com o diagnóstico. O objetivo principal foi compreender os mecanismos subjacentes às respostas duradouras a essa quimio-imunoterapia e também aprimorar a compreensão do tratamento para melhores resultados no TNBCm.  

Como metodologia, o estudo selecionou pacientes com TNBCm, aplicou três ciclos de tratamento com ajustes de dose para minimizar toxicidade e avaliou resposta global, sobrevivência livre de progressão, controle da doença, duração da resposta, tolerabilidade, além correlações patológicas e transcriptômicas. Analisou retrospectivamente a expressão de PD-L1 nas amostras tumorais, usando RNA-seq e GSEA para identificar diferenças na atividade genética e conjuntos de genes ativos. Esses métodos contribuíram para compreender a eficácia e correlatos moleculares da terapia CNP em pacientes com TNBCm. 

Como resultados, entre o período de fevereiro de 2017 e abril de 2019, 35 pacientes com TNBCm  foram avaliados, com 30 participantes incluídos no estudo e uma idade média de 55 anos, sendo 83,3% com doença recorrente. A eficácia do tratamento revelou uma taxa de resposta global de 48%, com destaque para dois casos de resposta completa, 11 de resposta parcial e 8 de doença estável. Além disso, a mediana de sobrevida livre de progressão foi de 5,8 meses, a mediana de sobrevida global foi de 13,4 meses e quatro pacientes (dois com resposta completa e dois com resposta parcial) estavam vivos até dezembro de 2022. A análise genômica identificou padrões distintos associados à resposta, destacando a expressão do gene IGHG1 como significativamente correlacionada com a sobrevida global. 

Os resultados apontam para alterações genéticas relacionadas a falta de resposta à imunoterapia, levantando questões sobre os mecanismos de ação e marcadores associados à eficácia. Análises genômicas destacaram genes como CAMP, LINC020616 e MAGEA12 como potenciais marcadores de resposta, enquanto CRHR1, GABRA5, TFAP2D, OTOP1 e KRT5 mostraram downregulation em respondedores, além disso a carga mutacional tumoral (TMB) teve resultados inconsistentes, limitando sua aplicabilidade prática. Por fim, pesquisas contínuas são necessárias para compreender melhor os determinantes da resposta ao tratamento em mTNBC com PD-L1 positivo. 

A expressão aumentada de IGHG1 está ligada a respostas duradouras em pacientes tratados com anti-PD-1 e quimioterapia em TNBCm, indicando IGHG1 como potencial marcador prognóstico e preditivo de resposta à terapia anti-PD1. Por fim, esses achados contribuem para a compreensão da heterogeneidade genômica em respondedores parciais no câncer de mama triplo negativo e metastático. 

 

 

Referências: 

WILKERSON, Avia D. et al. Phase II Clinical Trial of Pembrolizumab and Chemotherapy Reveals Distinct Transcriptomic Profiles by Radiologic Response in Metastatic Triple-Negative Breast Cancer. Clinical Trials: Immunotherapy, January 05, 2024. Disponível em: https://aacrjournals.org/clincancerres/article/30/1/82/732087/Phase-II-Clinical-Trial-of-Pembrolizumab-and. Acesso em: [01 de fevereiro de 2024]. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação