Ensaio LUNAR: Tumor-treating Fields (TTFields) demonstra boa performance em segunda linha de terapia associado à imunoterapia ou docetaxel em pacientes com CPNPC - Oncologia Brasil

Ensaio LUNAR: Tumor-treating Fields (TTFields) demonstra boa performance em segunda linha de terapia associado à imunoterapia ou docetaxel em pacientes com CPNPC

3 min. de leitura

Estudo LUNAR apresenta a utilização de TTFields como opção capaz de prolongar significativamente a sobrevida global, independentemente do tipo de segunda linha associada (imunoterapia ou docetaxel). Além de eficácia, a terapia apresentou perfil de tolerância controlado e manejável 

 

Tumor-treating Fields (TTFields) compreendem uma abordagem alternativa de tratamento oncológico baseada em campos elétricos de baixa intensidade e frequência intermediária gerados por transdutores não invasivos ao redor da região anatômica do tumor. Essa abordagem induz a parada de ciclo celular seletivamente (locorregionalidade), sendo aprovada para tratamento de mesotelioma e glioblastoma. Em câncer de pulmão de células não-pequenas (CPNPC), estudos pré-clínicos demonstraram que TTFields induzem o aumento de resposta imune antitumoral ao induzir parada de mitose e indução de morte celular imunogênica, o que assegura sinergia entre essa metodologia não invasiva e terapias bem estabelecidas como taxanos e inibidores de checkpoints imunes. 

O estudo LUNAR, portanto, se trata de um ensaio clínico de fase III onde se avalia a associação da terapia TTFields ao standard of care (SOC; imunoterapia ou docetaxel). Foram incluídos 276 pacientes com CPNPC metastático que progrediram à terapia baseada em platina. Esses indivíduos foram randomizados 1:1 [TTFields + SOC (n=137) vs SOC (n=139)] e TTFields foi administrado continuamente até progressão ou toxicidade não tolerada. 

Como endpoint primário, após mediana de follow-up de 12 meses, a avaliação de sobrevida global (SG) demonstrou ganho de sobrevida no grupo que recebeu TTFields + SOC de 13,2 meses (95% CI: 10,3-15,5) vs 10 meses (95% CI: 8,2-12,2) em SOC, de modo a se obter um hazard ratio de 0,74 (95% CI: 0,56–0,98; P=0,037). Com relação à taxa de sobrevida em 1 ano essa foi de 53% (95%CI: 44-61) vs. 42% (95%CI: 34-50), respectivamente (P=0,040). Ao se avaliar a sobrevida livre de progressão (SLP), a mediana foi de 4,8 meses (95% CI: 4,1-5,7) em TTFields+SOC e de 4,1 meses (95% CI: 3,0-4,7) em SOC, retornando um hazard ratio de 0,87 (95% CI: 0,67–1,14). 

Como avaliação secundária, o estudo comparou a avaliação de desfechos nos subgrupos de imunoterapia e docetaxel. Essa análise demonstrou que TTFields + imunoterapia (n=134) prolongou significativamente a SG quando comparado a imunoterapia isolada (18,5 vs. 10,6 meses; HR = 0,63; 95%CI: 0,41-0,96; P=0,032). Essa observação foi similar ao que se observou no grupo docetaxel, onde as medianas de sobrevida global foram numericamente superiores em pacientes que receberam TTFields+Docetaxel (n=142). 

Por fim, a avaliação de tolerância demonstrou que a taxa de toxicidade foi similar entre os grupos do estudo (97% TTFields + SOC vs 91% SOC), de modo que as toxicidades associadas ao TTFields foram de 71%, sendo em sua maioria toxicidades leves associadas a irritações da pele. Foram reportados 6% de toxicidades grau 3, e nenhuma toxicidade superior ou morte atribuída à terapia de interesse. 

O estudo LUNAR, portanto, demonstra que a terapia com TTFields prolonga significativamente a sobrevida global de pacientes com CPNPC metastática após falha de resposta à platina. Essa terapia demonstrou, além de eficácia, um bom perfil de tolerância e, portanto, suficiente para sugerir TTFields como parte das terapias segundas linhas de disponíveis. 

 

Referência:  

  1. Mun EJ, Babiker HM, Weinberg U, et al. Tumor-Treating Fields: A Fourth Modality in Cancer Treatment. Clin Cancer Res. 2018
  2. Leal T, Kotecha R, Ramlau R, et al. Tumor Treating Field (TTFields) therapy with standard of care (SOC) in metastatic non-small cell lung cancer (mNSCLC) following platinum failure: Randomized, phase 3 LUNAR study. ASCO 2023. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal