MonarchE: avaliação da eficácia de abemaciclibe em câncer de mama inicial RH+/HER2- de alto risco - Oncologia Brasil

MonarchE: avaliação da eficácia de abemaciclibe em câncer de mama inicial RH+/HER2- de alto risco

3 min. de leitura

Dr. Romualdo Barroso, médico oncologista do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, comenta sobre o estudo monarchE – apresentado durante o Simpósio Presidencial do ESMO Virtual Congress 2020. Trata-se de um estudo de adjuvância, aberto, de fase III, que avaliou a eficácia do abemaciclibe como primeiro inibidor CDK4/6 na doença invasiva no câncer de mama inicial RH+/HER2- de alto risco em pacientes que completaram o tratamento primário.

O abemaciclibe é um inibidor oral de CDK4/6, de tomada contínua, aprovado para uso em câncer de mama avançado HER2- e RH+. Agora, no estudo, este antineoplásico está sendo analisado também no cenário adjuvante. Embora muitas pacientes com doença apresentando receptor hormonal positivo (RH+) não tenham recidiva local ou à distância sob as terapias padrões, até 30% das que têm características clínicas e/ou patológicas de alto risco podem caminhar para recidiva à distância, especialmente nos primeiros dois anos do tratamento. Novas opções terapêuticas são, assim, necessárias para prevenir recorrências precoces e o desenvolvimento de metástases.

Os critérios de elegibilidade incluíram apresentar ≥ 4 linfonodos positivos ou 1-3 linfonodos com uma das seguintes características: tamanho do tumor ≥ 5 cm, grau histológico 3 ou Ki-67 ≥ 20%. As 5.637 pacientes foram randomizadas na proporção 1:1 para abemaciclibe (150 mg 2x ao dia por 2 anos) mais terapia endócrina (TE) ou TE sozinha.

Uma análise interina pré-especificada foi planejada em aproximadamente 293 eventos de sobrevida livre de doença invasiva (SLDI). O desfecho primário foi a SLDI de acordo com os critérios STEEP (Efficacy End Points in Adjuvant Breast Cancer Trials). Os desfechos secundários incluíram sobrevida livre de recidiva à distância (SLRD), sobrevida global (SG) e segurança.

Com 323 eventos SLDI observados na população com intenção de tratar, a eficácia positiva exigiu um valor de p bilateral <0,0264.

Abemaciclibe mais TE demonstraram uma melhora estatisticamente significativa em SLDI versus TE sozinha (p = 0,0096, HR 0,747), correspondendo a uma redução de 25,3% no risco de um evento de SLDI. As taxas de SLDI em 2 anos foram 92,2% versus 88,7%, respectivamente.

Uma melhora semelhante foi observada para SLRD (HR 0,717) com taxas de SLRD em 2 anos de 93,6% e 90,3%, respectivamente. O benefício consistente foi observado em todos os subgrupos pré-especificados.

Os eventos adversos mais frequentes foram diarreia, neutropenia e fadiga no braço do abemaciclibe e artralgia, fogachos e fadiga no braço controle. A segurança foi consistente com o perfil conhecido de abemaciclibe.

Os autores concluem que abemaciclibe, quando combinado à TE, é o primeiro inibidor de CDK4/6 a demonstrar uma melhora estatisticamente significativa na SLDI em pacientes com câncer de mama inicial de alto risco RH+ HER2-.

Segundo Dr. Barroso, ainda existem várias perguntas a serem respondidas, porém não há dúvidas de que os resultados do monarchE são muito impactantes e de que com a adição do inibidor de CDK4/6 haverá melhora nos desfechos das pacientes com câncer de mama inicial de alto risco, sobretudo naquelas com doença hormônio positiva.

Ouça agora a análise do especialista em nosso podcast:

Referências:

Martin M, Garcia-Saenz JA, Manso L, Llombart A, Cassinello A, Atienza M, Ringeisen F, Ciruelos E. Abemaciclib, a CDK4 and CDK6 inhibitor for the treatment of metastatic breast cancer. Future Oncology. 2020 Jul(0).

Johnston SRD, et al. Abemaciclib in high risk early breast cancer. Abstract LBA5_PR. ESMO 2020.

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação