A Sociedade Europeia de Oncologia (ESMO), através de membros do Faculty Group on Supportive Care and Palliative Care, publicou artigo especial reforçando sua posição sobre Cuidados Paliativos e Cuidados de suporte na prática oncológica.
Em decorrência do progresso acelerado no diagnóstico e tratamento do câncer nas últimas décadas, é sabido que um número cada vez maior de pacientes está curado (os chamados sobreviventes) ou vive por um tempo mais prolongado com doença metastática. Desta forma, pacientes em tratamento e sobreviventes necessitam de ajuda para prevenir e aliviar efeitos colaterais e toxicidades e, principalmente, para lidar com a doença em si desde o momento do diagnóstico.
Considerando a complexidade dos tratamentos e seu impacto biopsicossocial na vida de pacientes e familiares, além dos estudos clínicos que demonstram ou pelo menos sugerem a importância da integração da Oncologia com os Cuidados de Suporte ou Cuidado Paliativo “Precoce”, a ESMO sugere que as instituições se organizem para fornecer o chamado “Cuidado Centrado no Paciente” que nada mais é do que o manejo otimizado das necessidades físicas, psicológicas, sociais, existenciais e espirituais, além da reabilitação dos pacientes que devem também participar do processo de tomada de decisões, tendo respeitadas suas preferências e especificidades culturais. Para tal, é necessário um Time Multidisciplinar treinado e integrado que forneça tratamento individualizado.
Oncologistas devem, então, ser treinados para além de manejar complicações e toxicidades do tratamento anticâncer, instituir medidas de suporte (“Cuidado Paliativo Precoce”), Cuidados Paliativos e Cuidados de Fim de Vida, para que estejam aptos a identificar as diversas necessidades dos pacientes e encaminhar para os profissionais mais indicados no momento oportuno. Portanto, o papel do Oncologista não é de “apenas” oferecer o tratamento anticâncer de maior qualidade e com maior evidência científica, mas de também considerar o impacto da doença e do tratamento na vida de cada um de seus pacientes e familiares.
É mais uma importante publicação da ESMO que se une à Organização Mundial da Saúde e a outras entidades internacionais na divulgação, conscientização e incentivo ao Cuidado Paliativo integrado ao tratamento oncológico.
Dra. Renata Ramos Barreto
Oncologista Clínica e Cuidados Paliativos
Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Hospital de Transplantes Dr Euryclides de Jesus Zerbini
Membro da ESMO, MASCC, IASLC, AAHPM e ESGO ESMO
Young Oncologists Member
ESMO Fellow in Palliative and Supportive Care Instituto Romagnolo per la Cura dei Tumori
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.