Estudo ADAURA – análise dos resultados da sobrevida global em CPNPC-mEGFR no estágio IB-IIIA tratados com osimertinibe - Oncologia Brasil

Estudo ADAURA – análise dos resultados da sobrevida global em CPNPC-mEGFR no estágio IB-IIIA tratados com osimertinibe

3 min. de leitura

Neste vídeo, Dr. Roy S. Herbst, chefe de Oncologia Médica da Yale Cancer Center e Smilow Cancer Hospital, e diretor associado do Centro de Câncer de Ciência Translacional, e Dra. Aknar Calabrich, médica oncologista da Clínica AMO, comentam os resultados do ensaio clínico ADAURA apresentados na conferência anual da American Society of Clinical Oncology – ASCO 2023®.  

O trabalho divulgou novos dados de sobrevida global de pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células com mutação em EGRF (CPNPC-mEGFR) tratados com osimertinibe. 

 

O câncer de pulmão está entre os principais tipos de tumores no mundo, e o subtipo câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) representa a maioria destes casos. A mutação do receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) é um importante biomarcador desse subtipo e está presente em cerca de 25%dos CPCNP e representa um fator preditivo de resposta aos inibidores do sítio da tirosina-quinase associado ao EGFR (EGFR-TKI), tornando a monoterapia com essa classe de fármacos uma das principais opções terapêutica.  

As primeiras análises do estudo de fase III ADAURA demonstraram que o tratamento adjuvante com osimertinibe proporciona benefício clínico significativo, com aumento da sobrevida livre de doença em pacientes com CPCNP-EGFRm com ressecção completa com ou sem quimioterapia adjuvante, quando comparado a administração de placebo.   

O acompanhamento adicional de 2 anos desse estudo proporcionou uma atualização da análise de sobrevida livre de doença (SLD) e proteção do sistema nervoso central (SNC) com osimertinibe adjuvante. Os novos dados demonstraram a manutenção dessas duas respostas (estágio II-IIIA a SLD teve HR de 0.23 com 95% de intervalo de confiança [CI] de 0.18, 0.30; no estágio IB-IIA a SLD teve um HR 0.27 com 95% CI 0.21,0.34; no estágio II-IIIA a SLD no SNC teve um HR 0.24 com 95%CI 0.14-0.42), com observação de perfil de segurança tolerável por toda a extensão do tratamento.  

Os pacientes elegíveis para o estudo eram maiores de 18 anos (≥ 20 anos de Japão e no Taiwan), com CPCNP-EGFRm ressecados em estadiamento IB, II ou IIIA (segundo 7ª edição do AJCC/UICC). Os pacientes foram randomizados 1:1 para receberem osimertinibe 80mg uma vez ao dia (n=339) ou placebo (n=343) até a recorrência da doença, tratamento completo no período de 3 anos ou descontinuação. O desfecho primário do estudo foi a avaliação da SLD nos estágios II-IIIA, enquanto os desfechos secundários foram a SLD no estágio IB-IIA, SG e segurança. Os dados foram obtidos até 27 de janeiro de 2023. 

Nos pacientes com estadiamento II-IIIA, a SG observada apresentou Harzard Ratio (HR) de 0.49 (95% CI 0.33 – 0.73; P=0.0004, 100 de 470 eventos e 21% maturidade). A taxa de SG de 5 anos foi de 85% no grupo com tratado com osimertinibe versus 73% do placebo. A mediana de acompanhamento para SG desses pacientes foi de 59.9 meses para osimertinibe e 56.2 meses para placebo.  

Na população geral, ou seja, estadiamento IB-IIIA, a SG teve HR 0.49 (95% CI 0.34 -0.70; P<0.0001; 124 de 682 eventos e 18% maturidade). A taxa de SG de 5 anos foi 88% no grupo que recebeu osimertinibe e 78% no placebo, com mediana de acompanhamento de 60.4 meses e 59.4 meses, respectivamente. A mediana de SG não foi alcançada nas populações ou nos grupos de tratamento.  

Os resultados destacam que o tratamento com osimertinibe adjuvante aumenta significativamente a sobrevida global dos pacientes com CPNPC-EGFRm em estágio IIb-IIA após a ressecção completa do tumor, de maneira independente a quimioterapia adjuvante. Sendo assim, os resultados são clinicamente relevantes, uma vez que o estudo ADAURA é o primeiro de fase III global que demonstra com significância estatística o aumento da sobrevida livre de doença e a sobrevida global no tratamento-alvo para essa população.  

No vídeo, os especialistas exploram de forma ampla os resultados desse importante estudo e discutem o potencial impacto desses achados no futuro da prática clínica. Acesse e confira o conteúdo na íntegra! 

 

Referência:  

HERBST et al. Overall survival analysis from the ADAURA trial of adjuvant Osimertinib in patients with resected EGFR-mutated (EGFRm) stage IB-IIIA non-small cell lung cancer (NSCLC). J Clin Oncol v.41, 2023 (suppl 17; abstr LBA 3). 

DIENSTMANN, R., et al. “151P Molecular epidemiology and real-world outcomes of genomically-matched non-squamous non-small cell lung cancer (nsNSCLC) patients in a diverse Brazilian population.” Journal of Thoracic Oncology 18.4 (2023): S124. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal