Estudo CheckMate 901: Análise do uso da combinação de nivolumabe + cisplatina-gemcitabina (CG) versus apenas cisplatina-gemcitabina para o tratamento em primeira linha do carcinoma urotelial metastático - Oncologia Brasil

Estudo CheckMate 901: Análise do uso da combinação de nivolumabe + cisplatina-gemcitabina (CG) versus apenas cisplatina-gemcitabina para o tratamento em primeira linha do carcinoma urotelial metastático

2 min. de leitura

Diretamente do Congresso ESMO 2023®, a Dra. Karine Trindade, Oncologista Clínica no Oncocentro – Hospital São Carlos e Coordenadora do Instituto de Ensino e Pesquisa Oncocentro, discute os resultados do ensaio clínico CheckMate 901, que avaliou a combinação de cisplatina + gemcitabina + nivolumabe para o tratamento do carcinoma urotelial localmente avançado/metastático. Acesse e confira na íntegra! 

Entre os dias 20 e 24 de outubro de 2023, ocorreu o ESMO 2023®, um dos principais eventos de oncologia do mundo, que promove o debate sobre novas terapias e avanços na pesquisa entre renomados oncologistas, pesquisadores e cientistas. 

Neste vídeo, a especialista aborda os resultados do ensaio clínico CheckMate 901 que foi apresentado na sessão presidencial e apresentou mais uma nova opção para o tratamento em primeira linha do carcinoma urotelial localmente avançado/metastático. O estudo incluiu 608 pacientes que foram randomizados 1:1 para quimioterapia com cisplatina-gemcitabina (CG) versus a combinação de cisplatina + gemcitabina + nivolumabe (NIVO) seguido de manutenção com NIVO. 

Os resultados do estudo demonstraram que houve benefício na mediana de sobrevida global (mSG) dos pacientes tratados com a combinação de GC + NIVO (21,7 meses vs 18,9 meses) com redução de risco de aproximadamente 20%, que ocorreu de maneira independente dos subgrupos analisados. A taxa de resposta completa com o uso da combinação com nivolumabe alcançou 21,7% versus 11,8% no grupo de pacientes que recebeu apenas CG. Ainda, a combinação de CG + NIVO não provocou aumento significativo das toxicidades além dos sintomas conhecidos quando há o uso da imunoterapia. 

Os resultados do ensaio clínico CheckMate 901 apresentam o potencial para uso em primeira linha da combinação de cisplatina-gemcitabina + novolumabe no tratamento em primeira linha do carcinoma urotelial. 

 

Acesse e confira com detalhes a excelente apresentação da Dra. Karine Trindade! 

 

 

Referência

Michiel S. Van der Heijden. Nivolumab plus gemcitabine-cisplatin versus gemcitabine-cisplatin alone for previously untreated unresectable or metastatic urothelial carcinoma: Results from the phase III CheckMate 901 trial. Abstract LBA 7. ESMO 2023. Disponível em: https://cslide.ctimeetingtech.com/esmo2023/attendee/confcal/show/session/112 

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação