Estudo CheckMate 901: Análise do uso da combinação de nivolumabe + cisplatina-gemcitabina (CG) versus apenas cisplatina-gemcitabina para o tratamento em primeira linha do carcinoma urotelial metastático - Oncologia Brasil

Estudo CheckMate 901: Análise do uso da combinação de nivolumabe + cisplatina-gemcitabina (CG) versus apenas cisplatina-gemcitabina para o tratamento em primeira linha do carcinoma urotelial metastático

2 min. de leitura

Diretamente do Congresso ESMO 2023®, a Dra. Karine Trindade, Oncologista Clínica no Oncocentro – Hospital São Carlos e Coordenadora do Instituto de Ensino e Pesquisa Oncocentro, discute os resultados do ensaio clínico CheckMate 901, que avaliou a combinação de cisplatina + gemcitabina + nivolumabe para o tratamento do carcinoma urotelial localmente avançado/metastático. Acesse e confira na íntegra! 

Entre os dias 20 e 24 de outubro de 2023, ocorreu o ESMO 2023®, um dos principais eventos de oncologia do mundo, que promove o debate sobre novas terapias e avanços na pesquisa entre renomados oncologistas, pesquisadores e cientistas. 

Neste vídeo, a especialista aborda os resultados do ensaio clínico CheckMate 901 que foi apresentado na sessão presidencial e apresentou mais uma nova opção para o tratamento em primeira linha do carcinoma urotelial localmente avançado/metastático. O estudo incluiu 608 pacientes que foram randomizados 1:1 para quimioterapia com cisplatina-gemcitabina (CG) versus a combinação de cisplatina + gemcitabina + nivolumabe (NIVO) seguido de manutenção com NIVO. 

Os resultados do estudo demonstraram que houve benefício na mediana de sobrevida global (mSG) dos pacientes tratados com a combinação de GC + NIVO (21,7 meses vs 18,9 meses) com redução de risco de aproximadamente 20%, que ocorreu de maneira independente dos subgrupos analisados. A taxa de resposta completa com o uso da combinação com nivolumabe alcançou 21,7% versus 11,8% no grupo de pacientes que recebeu apenas CG. Ainda, a combinação de CG + NIVO não provocou aumento significativo das toxicidades além dos sintomas conhecidos quando há o uso da imunoterapia. 

Os resultados do ensaio clínico CheckMate 901 apresentam o potencial para uso em primeira linha da combinação de cisplatina-gemcitabina + novolumabe no tratamento em primeira linha do carcinoma urotelial. 

 

Acesse e confira com detalhes a excelente apresentação da Dra. Karine Trindade! 

 

 

Referência

Michiel S. Van der Heijden. Nivolumab plus gemcitabine-cisplatin versus gemcitabine-cisplatin alone for previously untreated unresectable or metastatic urothelial carcinoma: Results from the phase III CheckMate 901 trial. Abstract LBA 7. ESMO 2023. Disponível em: https://cslide.ctimeetingtech.com/esmo2023/attendee/confcal/show/session/112 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação