Estudo CROWN: Lorlatinibe em primeira linha no tratamento de câncer de pulmão avançado ALK+ - Oncologia Brasil

Estudo CROWN: Lorlatinibe em primeira linha no tratamento de câncer de pulmão avançado ALK+

3 min. de leitura

Diretamente de Chicago, no ASCO 2024, Dr. Guilherme Harada, Médico Oncologista e Coordenador de Pesquisa Clínica em Oncologia do Hospital Sírio Libânes de São Paulo, comenta sobre o Estudo CROWN, apresentando os dados do inibidor de ALK de terceira geração que oferece ganho de sobrevida livre de progressão jamais alcançada anteriormente. Confira o vídeo!

Dentre os cânceres de pulmão de não-pequenas células (CPNPC), as alterações em ALK definem um subgrupo tumoral distinto, clinicamente caracterizado pela sensibilidade à terapia com inibidores de ALK. Inicialmente, o crizotinibe foi o inibidor de tirosina quinase administrado em primeira linha para esses tumores, estabelecendo-se como terapia padrão até a chegada dos inibidores de ALK de segunda geração. Apesar dos avanços proporcionados por esses fármacos, o desenvolvimento de resistência terapêutica, recorrência e progressão continuam sendo desafios significativos 

Nesse contexto, o lorlatinibe, um inibidor de ALK de 3ª geração, apresenta uma inibição mais potente e abrange um maior espectro de mutações de resistência. Além disso, foi desenvolvido para atravessar a barreira hematoencefálica, atuando nas recorrências e doenças em sistema nervoso central. Devido à sua eficácia e segurança, o lorlatinibe se estabeleceu como terapia padrão em pacientes ALK+ que não responderam aos demais inibidores de ALK. 

O estudo clínico de fase III, CROWN, avaliou a eficácia e segurança de lorlatinibe em primeira linha terapêutica em comparação com o crizotinibe, inibidor de ALK de 1ª geração disponível como terapia padrão no início do clinical trial. Na ASCO 2024, Benjamin Solomon apresentou os resultados do estudo após 5 anos de follow-up. 

O estudo incluiu 296 pacientes virgens de tratamento com CPNPC avançado ALK+ e randomizados 1:1, em lorlatinibe (n=149; mediana de follow-up de 60,2 meses) e crizotinibe (n=147; mediana de follow-up de 55,1 meses). A mediana de sobrevida livre de progressão (SLP) não foi alcançada no braço lorlatinibe, enquanto foi de 9,1 meses em crizotinibe, resultando em uma redução de 81% no risco de progressão ou óbito com o uso do inibidor de 3ª geração (HR = 0,19; 95%CI: 0,13-0,27). Após 5 anos, a taxa de SLP foi de 60% e 8%, respectivamente. 

Quando avaliada a mediana de tempo até a progressão intracraniana, novamente evidencia-se a eficácia de lorlatinibe, cuja mediana não foi alcançada, em comparação com a mediana de tempo de 16,4 meses no braço tratado com crizotinibe, resultando em uma redução de 94% no risco de progressão intracraniana (HR = 0,06; 95%CI: 0,03-0,12). Vale ressaltar que apenas 4 pacientes tratados com lorlatinibe desenvolveram metástase cerebral, todas ocorrendo nos primeiros 16 meses. 

O perfil de segurança avaliado foi consistente com os resultados anteriores, com 77% dos pacientes tratados com lorlatinibe desenvolvendo toxicidades de graus 3 ou 4, em comparação com 57% do braço tratado com crizotinibe. A descontinuação devido à toxicidade ocorreu em 5% e 6% da coorte, respectivamente. 

Conclui-se, portanto, que após 5 anos de follow-up, lorlatinibe demonstra uma eficácia duradoura em relação à sobrevida livre de progressão, a maior já reportada em CPNPC. Além disso, sua ação na progressão intracraniana e o perfil de segurança esperado e manejável oferecem desfechos clínicos inéditos para pacientes com CPNPC ALK+.

Referências:  

  1. Shaw AT, Bauer TM, de Marinis F, at al. First-Line Lorlatinib or Crizotinib in Advanced ALK-Positive Lung Cancer. N Engl J Med. 2020.

    2. Solomon BJ, Liu G, Felip E, et al.
    Lorlatinib vs crizotinib in treatment-naïve patients with advanced ALK+ non-small cell lung cancer: 5-year progression-free survival and safety from the CROWN study. ASCO 2024. Disponível em: https://meetings.asco.org/abstracts-presentations/232406. Acessado em 31/05/2024. 

 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação