Estudo evidencia potencial eficácia de nanopartícula com docetaxel em câncer de próstata metastático - Oncologia Brasil

Estudo evidencia potencial eficácia de nanopartícula com docetaxel em câncer de próstata metastático

< 1 min. de leitura

Um novo estudo de fase II, publicado no JAMA Oncol., avaliou a eficácia e a segurança do composto BIND-014, uma nanopartícula que contém docetaxel e que tem como alvo o antígeno de membrana próstata-específico (PSMA). Pacientes com câncer de próstata metastático resistente a castração, virgens de quimioterapia, que progrediram após tratamento com abiraterona ou enzalutamida, foram selecionados para receber BIND-014 em doses de 60 mg/m2, a cada 21 dias, associado a prednisona, até progressão ou toxicidade limitante.

Dos 42 pacientes avaliados, 30% apresentaram resposta por PSA. Dos 19 pacientes com doença mensurável, 32% apresentaram algum grau de resposta. A sobrevida livre de progressão mediana foi de 9,9 meses. Adicionalmente, o estudo utilizou técnica para detectar células tumorais circulantes (CTC) em 18 pacientes, dos quais 11 apresentavam células com expressão aumentada de PSMA. A análise desses pacientes mostrou que o tratamento parece reduzir preferencialmente essas células, apontando a expressão de PSMA nas CTC como potencial marcador com valor preditivo de resposta ao BIND-014.

Saiba mais aqui.

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal