A Hormonioterapia trouxe grandes benefícios no tratamento do câncer de próstata. Porém, ela é associada a diversos efeitos colaterais, como fadiga, perda de massa muscular, e redução de funcionalidade, impactando a qualidade de vida de diversos pacientes. Esses efeitos fazem com que alguns pacientes abandonem esses medicamentos, o que pode reduzir a eficácia do tratamento oncológico.
Atividade física (resistida e/ou aeróbica) pode ser uma aliada no tratamento ou prevenção desses sintomas. Ter um Fisiatra na equipe é essencial na integração desses protocolos de reabilitação ao tratamento oncológico. Idealmente a atividade física deveria ser realizada antes/durante a hormonioterapia[1-3], sob supervisão de Fisioterapeuta ou Educador Físico (a depender do grau de funcionalidade do paciente). Porém, a depender do fluxo da instituição, pode-se realizar mudanças no protocolo, afinal algum exercício é melhor que nenhum. Por exemplo, pode-se optar por iniciar a atividade física após a hormonioterapia, inicialmente sob supervisão, e após em domicílio/academia [4-8]. Obviamente o protocolo deve ter claros critérios de inclusão/exclusão, e o paciente deve ser preferencialmente avaliado pelo Fisiatra.
Mas será que o exercício é indicado para todos os pacientes? Será que atividade física é segura em pacientes com metástase óssea? A resposta é sim! Um RCT publicado no mês passado mostrou segurança de atividade física resistida e aeróbica nessa população, com adaptação dos exercícios (ex: não realizar leg press em pacientes com metástase em colo de fêmur) [1]. Essa evidência corrobora a experiência que temos aqui na Fisiatria do Memorial Sloan Kettering. Temos diversos pacientes com metástases ósseas realizando atividade física regularmente, sem casos de fratura durante atividade física.
A prática de atividade física aeróbica+resistida antes/durante/após a hormonioterapia é associada a melhor funcionalidade física, melhor qualidade de vida, melhor força muscular, maior engajamento em atividade física regular[1-3, 6, 9-11]. A sua instituição já tem um protocolo de reabilitação para esses pacientes?
Dr Victor F Leite,
Fisiatra
Fellow em Cancer Rehabilitation no Memorial Sloan Kettering
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.