FDA aprova Lonsurf para adenocarcinoma gástrico e de junção gastroesofágica, metastático ou recorrente - Oncologia Brasil

FDA aprova Lonsurf para adenocarcinoma gástrico e de junção gastroesofágica, metastático ou recorrente

< 1 min. de leitura

O FDA aprovou trifluridina / tipiracil (LONSURF, Taiho Pharmaceutical Co., Ltd.) para pacientes adultos com adenocarcinoma metastático gástrico ou da junção gastroesofágica (GEJ) previamente tratado com pelo menos duas linhas anteriores de quimioterapia que incluíam uma fluoropirimidina, uma platina, um taxano ou um irinotecano e, se apropriado, uma terapia dirigida a HER2/neu.

A aprovação foi baseada no TAGS, um estudo randomizado, controlado por placebo, em 507 pacientes. A sobrevida global mediana foi de 5,7 meses para pacientes que receberam Lonsurf e 3,6 meses para aqueles que receberam placebo (HR: 0,69, p = 0,0006). A sobrevida livre de progressão também foi maior com Lonsurf (HR 0,56; p <0,0001). As reações adversas mais comuns (≥ 10% de incidência) em doentes tratados com Lonsurf que ocorreram em uma taxa mais elevada do que em doentes que receberam placebo foram neutropenia, anemia, náuseas, diminuição do apetite, trombocitopenia, vómitos e diarreia.

A dose e o horário recomendados de Lonsurf são de 35 mg/m2/ dose por via oral duas vezes ao dia com alimentos nos Dias 1 a 5 e Dias 8 a 12 de cada ciclo de 28 dias.

Saiba mais.