GETUG-AFU 18: Avaliação do escalonamento de dose da radioterapia no tratamento do adenocarcinoma de próstata - Oncologia Brasil

GETUG-AFU 18: Avaliação do escalonamento de dose da radioterapia no tratamento do adenocarcinoma de próstata

2 min. de leitura

Dose radioterápica de 80Gy demonstra eficácia e boa tolerância, reduzindo o risco de progressão e óbito, prolongando a sobrevida livre de progressão, específica e global

 

O tratamento do adenocarcinoma de próstata baseado na radioterapia combinada à terapia de privação androgênica (ADT) proporciona melhora na sobrevida, no entanto, a discussão de dosagem da radioterapia é um assunto de extrema importância já que está intimamente relacionada às taxas de toxicidade. Tomando como ponto de partida a administração de 80Gy, o estudo avaliou se essa dosagem seria bem tolerada, além de predispor a maiores taxas de toxicidades G3 e G4 em comparação à dose convencional de 70Gy 

Diante dessa situação, e sabendo que ADT pode aumentar as toxicidades da radioterapia, o estudo de fase III, GETUG-AFU 18, avalia a eficácia e segurança do escalonamento de dose da radioterapia em combinação à ADT a longo prazo (3 anos) em pacientes com câncer de próstata de alto risco. Foram incluídos 505 pacientes, randomizados conforme à dose de radioterapia (80Gy vs. 70Gy). 

A avaliação de sobrevida livre de progressão (SLP) bioquímica ou clínica demonstrou que a dose de 80Gy aumentou significativamente a SLP, de modo que reduziu em 44% o risco de progressão ou óbito (HR = 0,56; 95% CI: 0,40-0,76), tendo uma taxa de SLP em 5 anos de 91,4% vs. 88,1% e em 7 anos de 88,1% vs. 79,2%. Diferenças significativas também foram observadas com relação à sobrevida global (SG) onde a dose de 80Gy reduziu em 39% o risco de óbito (HR = 0,61; 95% CI: 0,44-0,85). Com relação às toxicidades G2 ou superior, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos (78,2% vs. 76,1%). 

Resultados do estudo GETUG-AFU 18 fortaleceram a dosagem de 80Gy em detrimento da dose convencional de 70Gy devido dados de benefícios evidentes em ganho de sobrevida livre de progressão, sobrevida específica e sobrevida global sem aumento de toxicidades a longo prazo. 

Referências: 

  1. Hennequin C, Sargos P, Roca L, et al. Long-term results of dose escalation (80 vs 70 Gy) combined with long-term androgen deprivation in high-risk prostate cancers: GETUG-AFU 18 randomized trial. ASCO GU 2024.  

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação