Câncer de pulmão
No segundo dia da ESMO 2024, foram apresentados 4 importantes estudos que avaliaram diferentes imunoterapias nos cenários avançados e/ou metastáticos de câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC). Esses estudos reforçam o papel crescente das terapias baseadas em inibidores de checkpoints e novas combinações no manejo do CPNPC, com benefícios importantes em subgrupos específicos de pacientes.
TROPION-Lung01
O estudo TROPION-Lung01 avaliou o Dato-DXd versus docetaxel (DTX) em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células avançado e não escamoso (NSQ) previamente tratados, incluindo aqueles com metástases cerebrais basais. Em uma análise post hoc de 468 pacientes com carcinomas NSQ, 84 tinham metástases cerebrais. O Dato-DXd melhorou significativamente a sobrevida livre de progressão (PFS) em comparação com o DTX, com uma mediana de PFS de 4,9 vs 3,6 meses em pacientes com metástases cerebrais (HR 0,59) e 5,7 vs 3,7 meses naqueles sem metástases (HR 0,64). As taxas de resposta objetiva também foram maiores com o Dato-DXd, e houve menos eventos adversos graves relacionados ao tratamento. Os resultados sugerem que o Dato-DXd oferece melhor eficácia e segurança, independentemente do status de metástase cerebral em carcinomas NSQ, e uma avaliação adicional de sua atividade intracraniana está em andamento. Abstract ID 1312P
MARIPOSA-2
O estudo de fase 3 MARIPOSA-2 avaliou a eficácia do amivantamabe (ami) combinado com quimioterapia (carboplatina/pemetrexede) em comparação com quimioterapia isolada em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) avançado com mutação no EGFR, após progressão com osimertinibe. Na primeira análise interina, o regime de ami-quimio demonstrou uma sobrevida livre de progressão (PFS) superior em relação à quimioterapia (HR 0,48; P<0,001). Uma tendência favorável foi observada na sobrevida global (OS) para o grupo ami-quimio em comparação com o grupo quimio (HR 0,77), mas sem atingir significância estatística. Na segunda análise interina apresentada no ESMO, a OS continuou mostrando uma melhora numérica para o grupo ami-quimio, com uma mediana de OS de 17,7 vs 15,3 meses (HR 0,73; P=0.039), embora não tenha atingido o limiar pré-definido de significância. Aos 18 meses, 50% dos pacientes no grupo ami-quimio ainda estavam vivos em comparação com 40% no grupo quimio. Além disso, o estudo relatou melhorias significativas nos desfechos secundários. O PFS2, que mede a sobrevida livre de progressão após a primeira terapia subsequente, foi significativamente prolongado no grupo ami-quimio (HR 0,64; P=0.002). Esse benefício foi consistente entre os subgrupos pré-definidos, reforçando a eficácia da combinação ami-quimio em prolongar o tempo até a progressão e potencialmente a sobrevida nessa população de pacientes com CPNPC avançado com mutação no EGFR após falha do osimertinibe.
ALKOVE-1
O ensaio de fase 1 ALKOVE-1 avaliou o NVL-655, um inibidor de tirosina quinase (TKI) seletivo para ALK e com excelente penetração no sistema nervoso central (SNC), em 133 pacientes com CPNPC avançado ALK+ que haviam sido amplamente pré-tratados, incluindo aqueles com mutações de resistência no gene ALK e metástases em SNC. O NVL-655 mostrou eficácia promissora, com uma taxa de resposta objetiva de 38%, incluindo 37% em pacientes que receberam pelo menos três TKIs ALK anteriores e 53% em pacientes não tratados com lorlatinibe. As respostas foram duradouras, com uma mediana de duração da resposta de 9,2 meses na população total e até 14,4 meses em alguns subgrupos (ALK compound mutation). Notavelmente, foi observada atividade no SNC, incluindo resolução completa das metástases cerebrais em pacientes previamente tratados com lorlatinibe. O perfil de segurança do medicamento foi favorável, com aumentos de ALT e AST sendo os eventos adversos relacionados ao tratamento mais comuns.3 1253O
GALAXIES Lung-201
O estudo de fase 2 GALAXIES Lung-201 avaliou a combinação de belrestotug (anti-TIGIT) e dostarlimabe (anti-PD-1) em pacientes com CPNPC avançado, PD-L1 TPS ≥ 50%, sem alterações drivers no EGFR/ALK e previamente não tratados. Nesta análise interina, 124 pacientes foram tratados em quatro grupos: dostarlimabe sozinho ou combinado com diferentes doses de belrestotug (100 mg, 400 mg, 1000 mg). Os grupos que receberam a combinação apresentaram taxas de resposta objetiva (ORR) superiores em comparação com o dostarlimabe sozinho, com ORRs variando de 60,0% a 63,3% nos braços de combinação, em comparação com 37,5% com dostarlimabe isolado. A terapia combinada foi associada a uma maior incidência de eventos adversos relacionados ao tratamento de grau 3+, embora esses fossem manejáveis. Os resultados indicam uma atividade antitumoral clinicamente significativa e apoiam a investigação contínua dessa combinação em CPNPC com PD-L1 TPS ≥ 50%.4
João Alessi, MD
Oncologista Clínico no Hospital Sirio Libanês, Staff Scientist do Dana-Farber Cancer Institute.
Referências
1) Pons-Tostivint, E et al. Datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) vs docetaxel (DTX) in patients (pts) with advanced nonsquamous (NSQ) non-small cell lung cancer (NSCLC) with brain metastases (mets): results from TROPION-Lung01. Presented at ESMO 2024 (#1312P).
2) Popat, S., et al., Amivantamab plus chemotherapy vs chemotherapy in EGFR-mutated, advanced non-small cell lung cancer after disease progression on osimertinib: Second interim overall survival from MARIPOSA-2. Abstract LBA54. ESMO® 2024. Disponível em: https://cslide.ctimeetingtech.com/esmo2024/attendee/confcal/session/calendar?q=LBA54. Acessado em: 1509.2024.
3) Drilon, A.E. Phase I/II ALKOVE-1 study of NVL-655 in ALK-positive (ALK+) solid tumours. Abstract 1253O. ESMO® 2024. Disponível em: ESMO Congress 2024 – Conference Calendar – ESMO Congress 2024 (ctimeetingtech.com)
4) Spigel, D.R., et al., Interim analysis of GALAXIES Lung-201: Phase II, randomized, open-label platform study of belrestotug plus dostarlimab in patients (pts) with previously untreated locally advanced/metastatic (LA/M) PD-L1 high (TPS >/=50%) non-small cell lung cancer (NSCLC). Abstract LBA52. ESMO® 2024. Disponível em: https://cslide.ctimeetingtech.com/esmo2024/attendee/confcal/session/calendar?q=LBA52. Acessado em: 15.09.2024.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.