Dr. Gustavo Girotto, Investigador Principal do CIP, Diretor Científico do Serviço de Oncologia Clínica do HB/FAMERP e Membro do Comitê de Pesquisa Clínica da SBOC, relembra o módulo de câncer de mama inicial, que ganhou destaque no IV ECIP Virtual devido ao excelente nível das palestras.
A primeira palestra, ministrada pelo Dr. Joaquim Teodoro de Araújo Neto, Mastologista, Coordenador da Graduação e do Ambulatório de Doenças Benignas/Alto Risco da Disciplina de Mastologia EPM-UNIFESP e Coordenador do Centro de Estudos do IBCC, foi sobre quando indicar cirurgia de início ou encaminhar para tratamento adjuvante nos cânceres de mama receptor hormonal positivo (RH+), HER-2 negativo (HER2-).
Prof. Dr. Ruffo de Freitas Júnior, Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e Médico Titular do Hospital Araújo Jorge, ministrou uma interessante aula sobre assinaturas genéticas e alguns métodos clínicos em que se pode definir o benefício de hormonioterapia adjuvante do carcinoma mamário invasivo e sobre quem deve receber mais do que 5 anos
Outra excelente palestra foi realizada pelo Dr. Samir Adballah Hanna, Médico Radio-Oncologista do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês e Responsável pela Residência Médica em Radioterapia do HSL, sobre a escolha entre radioterapia ou a linfadenectomia axilar após biópsia de linfonodo sentinela positivo em axila negativo no câncer de mama Inicial.
Além disso, foi discutido em profundidade o papel da clipagem do tumor e na axila. E vale ainda destacar a aula do Dr. Antonio Carlos Buzaid, Diretor Médico Geral do Centro de Oncologia da BP e Membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein, sobre como selecionar as melhores assinaturas genéticas na terapia adjuvante dos tumores câncer de mama RH+ HER2-.
Saiba mais:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.