Neste vídeo, o Dr. William William, oncologista clínico de Tórax, e Cabeça e Pescoço, e professor adjunto associado do MD Anderson Cancer Center, comenta os resultados do ensaio clínico KEYNOTE-671, apresentados na conferência anual da American Society of Clinical Oncology – ASCO 2023®, que avaliaram a associação de pembrolizumabe à quimioterapia baseada em platina no tratamento de pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células em estágios iniciais ou localmente avançado. Acesse e confira na íntegra!
O uso do pembrolizumabe para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) apresenta eficácia em monoterapia adjuvante, assim como em combinações com quimioterápicos para o tratamento de casos de doença metastática. Sendo assim, o estudo clínico de fase III KEYNOTE-671, duplo-cego, incluiu pacientes com CPNPC em estadiamento II a IIIB candidados a ressecção cirurgica, randomizados em dois grupos: a) quimioterapia + neoadjuvante seguido de cirurgia e b) quimioterapia + imunoterapia (pembrolizumabe), seguido de cirurgia e pembrolizumabe adjuvante. Esse estudo apresentou como co-endpoints primários a sobrevida livre de eventos (EFS).
Os resultados apresentados demonstram que a combinação de pembrolizumabe e quimioterapia, seguido de ressecção e pembrolizumabe adjuvante, proporcionam uma melhora significativa nos dados de EFS e resposta patológica completa (pCR) em pacientes com estágio ressecável II, IIIA e IIIB, assim como dados de segurança dentro do esperado, sendo aguardado a divulgação dos dados de sobrevida global.
Acesse e confira na íntegra!
Referências:
Heather A. Wakelee, H.A., Moishe Liberman, M., Terufumi Kato, T., et al. KEYNOTE-671: Randomized, double-blind, phase 3 study of pembrolizumab or placebo plus platinum-based chemotherapy followed by resection and pembrolizumab or placebo for early stage NSCLC. ASCO 2023. Doi: 10.1200/JCO.2023.41.17_suppl.LBA100.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.