A Anvisa aprovou o registro de Lynparza® (olaparibe) comprimidos para tratamento de manutenção em mulheres com câncer de ovário (seroso de alto grau recidivado, incluindo trompa de Falópio ou peritoneal primário, e endometriose, de grau 2 ou maior, recidivado, sensível à platina e com resposta completa ou parcial à quimioterapia à base de platina) e para o câncer de mama HER2 negativo metastático, com mutação germinativa no gene BRCA (patogênica ou suspeitamente patogênica), previamente tratado com quimioterapia – em um cenário neoadjuvante, adjuvante ou metastático. Pacientes com câncer de mama receptor hormonal positivo devem ter sido tratados com uma terapia endócrina prévia ou serem considerados inadequados para terapia endócrina.
A nova apresentação em comprimidos permite que a dose terapêutica seja administrada em menos unidades de dose, no total de quatro comprimidos por dia (em comparação com 16 cápsulas por dia), sem as restrições de alimentação exigidas pela formulação em cápsula. Apesar de conterem o mesmo princípio ativo, os comprimidos e as cápsulas não devem ser utilizados de forma intercambiável, devido a diferenças na dosagem de cada formulação.
A aprovação do olaparibe comprimidos se baseou no estudo SOLO2 (fase 3) cujos resultados demonstraram redução do 70% do risco de progressão da doença ou morte (SLP) com olaparibe versus placebo. Já a aprovação para o tratamento de câncer de mama se baseou no estudo OlympiAD (fase III), cujos resultados indicaram a redução de 42% no risco de progressão ou morte (SLP) com olaparibe versus quimioterapia. Nos dois estudos, os eventos adversos mais comuns com olaparibe foram: náusea, anemia, fadiga, vômito, diarreia, astenia e dor de cabeça. Os eventos foram em geral manejáveis por interrupção do tratamento, redução de dose ou intervenções terapêuticas.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.