Novembro azul: triagem, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata em mulheres trans - Oncologia Brasil

Novembro azul: triagem, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata em mulheres trans

< 1 min. de leitura

Neste vídeo, Ricardo Sant’Ana, enfermeiro sênior no Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, membro da Oncology Nursing Society (ONS/EUA) e Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (SBEO), comenta sobre um estudo publicado recentemente, que aborda a triagem, diagnóstico e tratamento para o câncer de próstata em mulheres trans 

 

Durante todo o mês de novembro acontece a campanha de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, intitulada “Novembro Azul”. No entanto, grande parte das mulheres trans acreditam que essas ações não são inclusivas – o que pode impactar diretamente na efetividade das campanhas para esta população.  

No vídeo, o especialista aborda os dados do estudo “Prostate cancer in transgender women: considerations for screening, diagnosis and management”. Publicado recentemente no periódico British Journal of Cancer, o estudo trouxe importantes considerações sobre triagem, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata para as mulheres trans. Além disso, o trabalho enfatiza as barreiras de acesso que essas pacientes enfrentam ao longo do diagnóstico e tratamento da doença.  

Não deixe de conferir o conteúdo completo, e se atualizar sobre este importante tema!