Novo estudo avalia tempo de duração ideal de quimioterapia adjuvante em pacientes com câncer de cólon
Os resultados do estudo IDEA, publicados no N Eng J Med, não confirmaram não inferioridade da duração de 3 meses de esquemas de quimioterapia adjuvante com fluoropirimidinas e oxaliplatina, quando comparados aos usuais 6 meses de tratamento, em pacientes com câncer de cólon, após cirurgia com intuito curativo.
O estudo foi negativo para seu desfecho primário de não inferioridade na população geral avaliada. Contudo, análises de subgrupo revelaram que, em pacientes com doença de baixo risco de recidiva (tumores T1-3 e N1), 3 meses de tratamento foram não inferiores em eficácia a 6 meses. Já nos pacientes com doença considerada de alto risco (T4 e/ou N2), os regimes de 6 meses de duração foram superiores aos de 3 meses. Além disso, ao se analisarem os esquemas de quimioterapia empregados, evidenciou-se que, naqueles contendo capecitabina, independentemente da estratificação de risco, tratar por 3 meses era não inferior a tratar pelo tempo padrão.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.