Novos antineoplásicos orais incluídos no Rol de procedimentos da ANS

2 min. de leitura

O tratamento de pacientes com câncer colorretal metastático (CCRm) e câncer gástrico metastático (CGm) não possuía uma medicação aprovada pelo Sistema de Saúde Suplementar para a 3L. Para suprir essa lacuna, ocorreu a incorporação do medicamento trifluridina + cloridrato de tipiracila no rol da ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou na 9ª reunião extraordinária de Diretoria Colegiada (04/05/2022), a incorporação de três medicamentos orais para o tratamento de neoplasias.  

São eles: o brigatinibe, que é indicado para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células localmente avançado ou metastático ALK positivo; o venetoclax, que é indicado em combinação com obinutuzumabe, para pacientes adultos com leucemia linfocítica crônica em primeira linha de tratamento; e o medicamento trifluridina + cloridrato de tipiracila, que é indicado para o tratamento de câncer colorretal metastático (CCRm) e câncer gástrico metastático (CGm) em pacientes previamente tratados com dois regimes anteriores.  

O tratamento de pacientes com câncer colorretal metastático (CCRm) e câncer gástrico metastático (CGm) após duas ou mais linhas de tratamento representava uma lacuna no Sistema de Saúde Suplementar. Desta forma, a inclusão do trifluridina + cloridrato de tipiracila no rol de coberturas obrigatórias para beneficiários de planos de saúde representa um ganho importante para a sociedade. 

Os diretores mantiveram a recomendação favorável da área técnica da ANS e da COSAÚDE pela incorporação da tecnologia. A decisão foi baseada na análise clínica (eficácia, segurança e qualidade de vida) e avaliação econômica para os pacientes que atualmente encontram-se sem opção terapêutica disponível para ambas indicações de trifluridina + cloridrato de tipiracila. 

Referência:  

  1. Agência Nacional De Vigilância Sanitária (Anvisa). Bula Lonsurf® (Trifluridina + Cloridrato De Tipiracila). 2021.
  2. DOU – Imprensa Nacional – Resolução Normativa Ans Nº 536, De 2 De Maio De 2022 – Resolução Normativa Ans Nº 536, De 2 De Maio De 2022. 
Send this to a friend