Neste vídeo, Drª. Fernanda Lemos, Médica Hematologista do A.C Camargo Cancer Center, diretamente do 66th ASH Annual Meeting and Exposition 2023 traz a discussão da avaliação do BCMA sérico enquanto biomarcador em pacientes tratados com Elranatamabe. Acesse e confira!
O BCMA (B-cell maturation antigen) é um antígeno expresso na membrana de células B terminalmente diferenciadas ou na membrana de plasmócitos malignos ou normais. Sua atuação em sinalizações de sobrevivência e malignização o torna um alvo interessante em terapias para Mieloma Múltiplo. No entanto, muito além de um alvo terapêutico, a sua presença e cinética no soro de pacientes (BCMA solúvel; sBCMA) poderia ser utilizada como biomarcador de resposta de rápido e fácil acesso.
Drª Fernanda Lemos, portanto, traz um estudo que se voltou para a dosagem ao baseline e ao decorrer do tratamento, buscando correlacionar sBCMA com biomarcadores mais bem estabelecidos como o ISS, R-ISS, risco citogenético e correlacionando, ainda, ao padrão de resposta.
Os achados do estudo demonstram que pacientes com maiores níveis séricos de BCMA também apresentam ISS ou R-ISS mais elevados (p<0.001) se correlacionando positivamente, ainda, com a carga tumoral da doença. Adicionalmente, os níveis de sBCMA decaíram na maioria dos pacientes respondedores entre o 2-3 ciclo de modo que 92,5% dos respondedores apresentaram redução de pelo menos 50% na dosagem de sBCMA do baseline, o que é expressivamente superior aos 17,9% dos não respondedores que apresentaram a mesma redução.
Esses resultados demonstram o potencial de sBCMA como biomarcador, sobretudo, de estadiamento e tumor burden, o que, segundo discutido pela Drª Fernanda, poderá auxiliar futuramente na tomada de decisão e conduta frente ao paciente. Confira na íntegra!
Referência
Elmeliegy M, Lon HK, Wang D, et al. [3345] Soluble B-Cell Maturation Antigen As a Disease Biomarker in Relapsed or Refractory Multiple Myeloma (RRMM): Evaluation from Elranatamab (ELRA) Magnetismm Studies. ASH 2023.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.