Prevalência do câncer de mama avançado HER2-low e suas características clínico-patológicas - Oncologia Brasil

Prevalência do câncer de mama avançado HER2-low e suas características clínico-patológicas

2 min. de leitura

Direto da Reunião Anual da ASCO 2022, a MDHealth traz Dr. Giuseppe Viale, professor de Patologia na Universidade de Medicina de Milão e Chairman do Departamento de Patologia e Laboratório do Instituto Europeu de Oncologia de Milão. O especialista discute aqui sobre um estudo retrospectivo que avaliou a prevalência de tumores de mama HER2-low

Um destaque muito recente no estudo dos carcinomas de mama (CM) e expressão de HER2 é a avaliação dos CMs que expressam níveis mais baixos de HER2, chamados de HER2 low, uma vez que terapias alvo para HER2 estão sendo estudadas neste grupo de pacientes (por exemplo, estudo DESTINY-Breast 04 em pacientes com CM HER2 low metastáticos). No entanto, os testes atualmente utilizados para HER2 são padronizados para amostras com alta expressão (3+ na imuno-histoquímica [IHC]) e não são validados para detectar amostras com HER2 low. Entretanto, aproximadamente 50% dos CMs tradicionalmente classificados como HER2 negativos (HER2-neg) expressam baixos níveis de HER2 (IHC 1+ ou IHC 2+).  

A variabilidade inter-observador na avaliação dos scores de HER2 0 e 1+ é muito baixa, conforme a literatura demonstra e é observado na prática. Esse estudo teve por objetivo avaliar a prevalência de amostras HER2 low dentre os HER-2 negativos através da reavaliação das lâminas, após treinamento dos investigadores, além de descrever as características dos pacientes com HER2 low. 

Foi um estudo multicêntrico (NCT04807595), retrospectivo, que incluiu 233 pacientes (resultados preliminares de 1000 pacientes planejados) com CM irressecável/metastático e status HER2-neg confirmado. Laboratórios locais, cegos para pontuações históricas de HER2, reclassificaram lâminas coradas por HER2 IHC. HER2 foi avaliado usando Ventana 4B5 e outros ensaios. Os CMs foram categorizados como HER2-baixo ou HER2 IHC 0. 

Os escores de HER2 estavam disponíveis para 384 de 392 pacientes com idade média de 57 anos. A prevalência de HER2 low foi de 61,2% em geral e numericamente maior nos subgrupos de receptor hormonal (RH) positivo versus RH negativo (66,4% versus 46%). Com relação às características dos pacientes, não houve diferença significativa entre os grupos HER2 low e HER2 negativo. A concordância entre os scores dados no momento do diagnóstico e os reavaliados foi de 79,1%, provavelmente maior do que era esperado, no entanto, o estudo ainda pretende avaliar um total de 800 pacientes. 

Interessante notar que os autores utilizaram o que é usual na prática: comparar com os scores dados anteriormente em múltiplos laboratórios, utilizando múltiplos ensaios (Ventana 4B5 e outros). Estes dados podem auxiliar os patologistas no desenvolvimento de melhores práticas para avaliação de expressão de HER2-low e ajudar a identificar melhor os pacientes com expressão baixa de HER2 que podem se beneficiar da terapia alvo. 

 

Referência:  

Giuseppe Viale et al., Retrospective study to estimate the prevalence of HER2-low breast cancer (BC) and describe its clinicopathological characteristics. J Clin Oncol 40, 2022 (suppl 16; abstr 1087). DOI 10.1200/JCO.2022.40.16_suppl.1087