Resultados do estudo multicêntrico de fase II TRAIN-3 sobre a otimização guiada por imagem da duração da quimioterapia neoadjuvante no câncer de mama HER2-positivo estágio II e III - Oncologia Brasil

Resultados do estudo multicêntrico de fase II TRAIN-3 sobre a otimização guiada por imagem da duração da quimioterapia neoadjuvante no câncer de mama HER2-positivo estágio II e III

3 min. de leitura

Resultados do estudo multicêntrico de fase II TRAIN-3 com pacientes com câncer de mama HER2+ estágio II e III demonstram que a quimioterapia, em combinação com bloqueio de HER2, induziu uma resposta patológica completa precoce tanto em tumores HR-, quanto tumores HR+. A avaliação da resposta baseada em ressonância magnética com contraste dinâmico identifica esses pacientes com ±87% de certeza na doença HR- e ±58% na doença HR+

 

Durante o The San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS) deste ano, foi apresentado os resultados do estudo multicêntrico de fase II TRAIN-3 (BOOG 2018-01) referente ao monitoramento guiado por imagem da resposta à quimioterapia neoadjuvante no câncer de mama HER2 positivo (HER2+) no estágio II e III. Este estudo examina se o número de ciclos de quimioterapia pode ser reduzido no caso de uma resposta precoce do tumor à quimioterapia em combinação com o bloqueio de HER2. Hoje já se sabe que as taxas de resposta patológica completa (pCR) no câncer de mama HER2+ estágio II e III melhoraram muito desde que se implementou o uso de agentes direcionados a HER2 ao protocolo de quimioterapia neoadjuvante, fato que está associado a uma excelente sobrevida a longo prazo. Regimes mais longos de tratamento já demonstraram um aumento na taxa de pRC, porém respostas completas também podem ser observadas precocemente durante o tratamento.  

Os resultados apresentados foram referentes a avaliação que os autores fizeram sobre uma abordagem guiada por imagem para adaptar a duração da quimioterapia com base na identificação de marcadores de resposta completo precoces. Pacientes  de diversos hospitais na Holanda participaram do TRAIN-3. Os pacientes receberam tratamento sistêmico neoadjuvante composto por paclitaxel, trastuzumabe, carboplatina e pertuzumabe (PTC-Ptz). A resposta ao tratamento foi monitorada a cada três ciclos e os pacientes foram encaminhados para cirurgia em caso de resposta radiológica completa (rCR) ou após no máximo 9 ciclos. A rCR foi definida como a ausência de realce patológico na ressonância magnética (RM) da mama mais biópsias negativas assistidas a vácuo no caso de tumores com receptores hormonais positivos (HR+). Além disso, aspiração com agulha fina negativa ou biópsia de linfonodo foi necessária em pacientes com envolvimento nodal no início do estudo. O endpoint primário foi 3 anos de sobrevida livre de eventos (EFS). 

O estudo ocorreu entre abril de 2019 e maio de 2021, e contou com a participação de 467 pts. A idade média foi de 51 anos, 69% dos pts tinham doença em estágio II e 232 tinham tumores HR+. 33,6% dos pacientes HR- e 15,5% dos pacientes HR+ alcançaram pCR após 3 ciclos de PTC-Ptz (ver tabela). O VPN foi maior nos pacientes com FC e independente do número de ciclos. A avaliação de EA está em andamento. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os autores concluíram o trabalho falando que três ciclos de PTC-Ptz induzem um pCR precoce em um em cada três tumores HR- e um em cada seis tumores HR+ em pacientes com câncer de mama HER2+ estágio II-III. A avaliação da resposta baseada em ressonância magnética com contraste dinâmico identifica esses pacientes com ±87% de certeza na doença HR- e ±58% na doença HR+. A continuação de PTC-Ptz após 6 ciclos melhora ainda mais as taxas de pCR e pode ser considerada para reduzir a necessidade de T-DM1 adjuvante. A eficácia e a segurança dessa abordagem guiada por imagem para adequar a duração do tratamento precisam ser confirmadas com o acompanhamento nas análises de sobrevida livre de eventos (EFS) e sobrevida global (OS). 

 

Referência:  

1 – Abstract PD18-06 – Anna van der Voort et al., Image-guided optimization of neoadjuvant chemotherapy duration in stage II and III HER2-positive breast cancer: radiologic and pathologic complete response (pCR) rates in the multicenter phase 2 TRAIN-3 study (BOOG 2018-01). 2022, The San Antonio Breast Cancer Symposium – SABCS 2022. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal