Terapia celular com linfócitos infiltrantes tumorais (TIL) lifileucel em pacientes com melanoma de mucosa avançado após progressão com inibidores de checkpoint imunológico: resultados do estudo C-144-01 de fase 2 - Oncologia Brasil

Terapia celular com linfócitos infiltrantes tumorais (TIL) lifileucel em pacientes com melanoma de mucosa avançado após progressão com inibidores de checkpoint imunológico: resultados do estudo C-144-01 de fase 2

2 min. de leitura

Lifileucel demonstrou atividade clinicamente significativa e duradoura em pacientes com melanoma de mucosa avançado após progressão a terapia com inibidores de checkpoint imunológico

 

O melanoma de mucosa em seus estágios avançados representa um cenário de tratamento raro e desafiador, caracterizado por resultados piores após a terapia anti-PD-1 em comparação com o melanoma não-mucoso. 

Neste estudo, os autores apresentam resultados de pacientes com melanoma de mucosa avançado que foram submetidos ao tratamento com lifileucel, uma terapia celular com linfócitos infiltrantes tumorais (TIL) autólogos únicos que previamente resultou em respostas interessantes, como taxa de resposta objetiva (TRO) de 31,4% em 153 pacientes com melanoma avançado fortemente pré-tratado (com exceção de melanoma uveal) no estudo C-144-01. 

Para tal, 15 pacientes com melanoma de mucosa que apresentaram progressão da doença após terapia anti-PD-1/PD-L1 foram recrutados para receber quimioterapia de linfodeplecção com ciclofosfamida 60 mg/kg/dia por 2 dias e fludarabina 25 mg/m2/dia por 5 dias. Destes, 12 pacientes (mediana da lesão-alvo SOD= 118,9 mm, mediana de linhas de terapia anteriores = 2 [intervalo: 1-6], pacientes com níveis de lactato desidrogenase [LDH] no sangue excedendo o limite superior do normal: 42% e pacientes com metástases hepáticas e/ou cerebrais: 42%), receberam uma única infusão de lifileucel (média: 26 x 109 células) fabricado a partir de pelo menos uma lesão ressecada dos pacientes, sendo os gânglios linfáticos a fonte mais comum (47%). O tratamento também incluiu até seis doses de interleucina-2 (IL-2) em alta dose e as respostas foram avaliadas pelo IRC de acordo com RECIST v1.1. 

A TRO observada foi de 50% (intervalo de confiança [IC]: 95%; 21%-79%). Durante o período do estudo cujo acompanhamento mediano foi de 35,7 meses, a mediana da duração da resposta (DR) e da sobrevida livre de progressão (SLP) não foram atingidas (respectivamente, IC: 95%: 12,5 meses – não atingida e IC: 95%: 1,4 meses – não atingida). Já a mediana da sobrevida global (SG) foi de 19,4 meses (IC: 95%; 7,9 – não atingida). 

Os eventos adversos emergentes ao tratamento (TEAEs) foram consistentes com os perfis de segurança conhecidos da quimioterapia de linfodepleção e da administração de IL-2. Os TEAEs não hematológicos de graus 3 e 4 ocorreram em ≥30% dos pacientes e incluíram principalmente neutropenia febril (58%) e hipotensão (33%). Os dados translacionais ainda serão apresentados. 

Sendo assim, os dados deste estudo com um pequeno subgrupo de pacientes com melanoma de mucosa de difícil tratamento, continuam a apoiar o benefício potencial da infusão de lifileucel como tratamento único, diferenciando-se de outras imunoterapias. 

 

Referências

Domingo-Musibay, E. et al. Lifileucel tumor-infiltrating lymphocyte (TIL) cell therapy in patients (pts) with advanced mucosal melanoma after progression on immune checkpoint inhibitors (ICI): Results from the phase II C-144-01 study. ESMO, 2023. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação