Os principais avanços na pesquisa sobre o câncer foram destacados pelo Dr. Vladmir Lima, médico oncologista do A.C. Camargo Cancer Center, em resumo feito para o Oncologia Brasil neste domingo (15), segundo dia do Congresso da AACR, em Chicago. Ele acompanhou as principais apresentações, que apontaram a evolução para o diagnóstico cada vez mais precoce e eficiente do câncer.
Os trabalhos apresentados indicam que cada paciente deve ser tratado como único. Dr. Lima fez o seguinte resumo sobre o que captou até agora no Congresso: “Durante os últimos anos, têm evoluído bastante o tratamento e a identificação de subgrupos de pacientes com câncer de diferentes tipos. O conhecimento e o desenvolvimento de novas estratégias e tecnologias permitem a caracterização do ponto de vista molecular desses diversos subtipos de doenças. Tal cenário contribui para a avaliação do grau de heterogeneidade e, assim, cada vez mais conseguimos individualizar a condução do tratamento para cada paciente”.
O especialista acrescentou que “a capacidade de verificar moléculas e alterações biológicas que possam ser usadas como biomarcadores tem ajudado muito não só na determinação de prognósticos melhores, mas também para identificar e alocar tratamentos específicos para o paciente certo”.
Ao concluir, Dr. Lima alertou que “é importante a discussão sobre como garantir que essas novas tecnologias estejam acessíveis ao maior número de pacientes, para que possamos oferecer cada vez mais o melhor tratamento e ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias e no avanço do tratamento como um todo”.
Saiba mais no vídeo abaixo:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.