Duas boas notícias foram dadas pelo Professor da UNIFESP e médico hematologista do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, Dr. Celso Arrais, participante frequente do ASH, o maior Congresso de Hematologia do mundo ocidental, realizado em sua edição deste ano em Atlanta, nos Estados Unidos.
Arrais comentou sobre as novas possibilidades para os pacientes com leucemia linfoide crônica (LLC). Para aqueles que possuem marcadores de bom prognóstico desde o início do tratamento, a boa noticia é que a cura pode ser alcançada, o que até agora era uma possibilidade muito remota. O tratamento envolve quimioterapia e imunoterapia.
Outra boa notícia transmitida pelo hematologista para o portal Oncologia Brasil e ABRALE é que os mais recentes estudos apresentados com o uso das novas medicações ibrutinibe (já aprovado no Brasil) e venetoclax (ainda em processo de aprovação) indicaram bons resultados, especialmente para os pacientes que têm recaída. “Essas combinações são capazes de manter os pacientes em remissão muito prolongada, mantendo excelente qualidade de vida. A doença passou a ser altamente tratável e com excelente controle.”, finalizou o especialista.
Dr. Celso Arrais Rodrigues
É médico hematologista do Hospital Sírio-Libanês e professor adjunto do Departamento de Oncologia Clínica e Experimental da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
APOIO EDUCACIONAL:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.