[VÍDEO] Discussões relevantes sobre tumores geriturinarios raros - Oncologia Brasil

[VÍDEO] Discussões relevantes sobre tumores geriturinarios raros

2 min. de leitura

Um estudo com pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) com resultados comparáveis aos de países desenvolvidos e as novidades sobre os tratamentos de tumores geriturinários raros, foram assuntos comentados pelo Dr. Diogo Assed oncologista clinico do Hospital Sírio Libanês e ICESP para o grupo LACOG-GU, a convite do Grupo ONCOLOGIA BRASIL.

Um trabalho que demorou mais de dois anos para recrutar 22 pacientes com carcinoma espinocelular do pênis, foi apresentado no segundo dia do Genitourinary Cancers Symposium, em São Francisco. O estudo utilizou o quimioterápico vinflunina, tanto em pacientes com doença metastática como em pacientes com doença localmente avançada não candidato a quimioterapia com cisplatina.

O estudo mostrou que houve uma taxa de resposta da ordem de 35 por cento e uma taxa de controle de doença da ordem de 45 por cento. Assim, comenta o Dr. Assed “foi atingido o endpoint com taxa de controle de doença acima de 40%”.

Em relação aos tumores geminativos de testículo hoje foi realizada uma ampla discussão de vários casos clínicos desafiadores nesse contexto. Foi registrada ênfase para o tratamento da doença avançada na primeira linha e especialmente uma grande discussão em relação a ressecção de lesão residual pós quimioterapia.

Estudo brasileiro aponta resultados de países desenvolvidos
O Brasil esteve representado na sessão de pôsteres do Geritourinary Cancers Symposium, com o trabalho feito com pacientes do ICESP, em São Paulo. Foram apresentados os desfechos de tratamento oncológico de pacientes com tumor de células germinativas avançadas. Tendo como primeiro autor o Dr. Vitor F Vasconcelos o estudo recrutou 302 pacientes tratados com quimioterapia no sistema público SUS. “Os resultados de cura desses pacientes são semelhantes aos da literatura de países desenvolvidos. É um resultado muito interessante com dados da vida real”, avaliou o Dr. Assed.

Para conhecer esse pôster acesse aqui.

Confira abaixo o vídeo com o especialista:

Continue a acompanhar a cobertura do ASCO GU 2018 realizada pela Oncologia Brasil, diretamente de San Francisco, de 8 a 10 de fevereiro.