[VÍDEO] - Modelos indiretos de comparação na oncologia - Oncologia Brasil

[VÍDEO] – Modelos indiretos de comparação na oncologia

< 1 min. de leitura

Os achados apontam superioridade da apalutamida sobre o agente comparador, com cerca de 70% de probabilidade em relação à sobrevida livre de metástase e mais de 80% em relação à sobrevida global.

O Dr. Stephen Stefani, oncologista especialista em economia da saúde, comenta aspectos discutidos no congresso da ISPOR Europa 2018, como o uso de modelos avançados capazes de oferecer informações até então não disponíveis na literatura. A título de exemplo, o Dr. Stefani discute, por ocasião da campanha “novembro azul”, achados de uma comparação indireta entre dois tratamentos de uso oral para o câncer de próstata que prolongam o tempo de sobrevida livre de metástases e possivelmente trarão incremento de sobrevida global.

À falta de estudos comparativos diretos entre os dois fármacos, realizou-se uma comparação indireta ajustada por pareamento (match-adjusted indirect comparison) seguida de metanálise de rede com método bayesiano que incluiu os dois grandes estudos clínicos, sobre a apalutamida e a enzalutamida. Os achados apontam 70% de probabilidade de superioridade da apalutamida sobre o agente comparador em relação à sobrevida livre de metástase e mais de 80% em relação à sobrevida global.

Assista o vídeo: