Highlights EHA 2022: Terapias CAR-T e TMO - Oncologia Brasil

Highlights EHA 2022: Terapias CAR-T e TMO

2 min. de leitura

Dr. Renato Cunha, professor Doutor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, comenta sobre os principais trabalhos da área de terapia CAR-T e transplante de medula óssea (TMO) que foram apresentados no Congresso European Hematology Association – EHA 2022

A terapia com células CAR-T tem revolucionado o tratamento de cânceres hematológicos, demonstrando resultados animadores no cenário de leucemia linfoide aguda, linfoma não Hodgkin e mieloma múltiplo, que resultaram na aprovação pela ANVISA das primeiras terapias utilizando essa tecnologia. Com a aprovação dessa nova classe terapêutica, pacientes refratários ou recidivados passaram a ter alternativas de tratamento que podem levar a remissão completa da doença.  

Durante o congresso da sociedade europeia de hematologia (EHA) foram apresentados dados de diversos estudos que abordam a utilização de células CAR-T em alguns cenários, como foi o caso do estudo ELIANA, que apresentou os resultados de eficácia e segurança em pacientes pediátricos e jovens adultos com R/R LLA-B que foram tratados com dose única de tisagenlecleucel (tisa-cel).  

Um outro trabalho que teve seus dados apresentados foi um estudo de fase I que explorou a eficácia e a segurança de um anti-CD7 CAR-T com ablação de CD7 por edição gênica através da técnica de CRISPR/Cas9. 

No vídeo, Dr. Renato faz uma análise completa dos resultados do estudo citado, além de destacar dados de outros estudos e trazer as possíveis implicações práticas dos achados. Assista o vídeo e confira o conteúdo completo! 

 

Referências:

Rives, S., et al. Tisagenlecleucel In Pediatric And Young Adult Patients (Pts) With Relapsed/Refractory (R/R) B-Cell Acute Lymphoblastic Leukemia (B-All): Final Analyses From The Eliana Study 

Yang, J., et al. A Novel And Successful Cd7 Gene Knockout Car-T Cell Therapy For Relapsed Or Refractory T-Cell Hematologic Malignancies 

Harbi, S., et al. Randomized Multicenter Phase Iii Study Of Haplo Versus Hla-Matched Unrelated Donor (Ud) Allogeneic Hematopoietic Stem Cell Transplantation (Allo Hsct) For Patients Older Than 55 Years.