Estudo SAFE: uso de bloqueadores beta e/ou inibidores da enzima conversora de angiotensina como estratégia cardioprotetora para pacientes com câncer de mama - Oncologia Brasil

Estudo SAFE: uso de bloqueadores beta e/ou inibidores da enzima conversora de angiotensina como estratégia cardioprotetora para pacientes com câncer de mama

2 min. de leitura

O estudo de fase III randomizado, duplo-cego e controlado por placebo SAFE contou com quatro grupos experimentais para avaliar se a prevenção farmacológica com ramipril e bisoprolol seria capaz de reduzir o dano cardíaco subclínico em pacientes com câncer de mama

 

Inibidores da enzima conversora de angiotensina e bloqueadores beta são recomendados como agentes de primeira linha contra a falha cardíaca, inclusive para pacientes em terapias cardiotóxicas. Entretanto, a melhor abordagem preventiva ainda representa um assunto controverso. 

Ao longo de cinco anos, foram recrutadas 262 pacientes que receberam indicação de terapias primárias ou pós-operatórias sistêmicas baseadas em antraciclinas. O objetivo primário do estudo foi definido como a detecção de qualquer piora de ao menos 10% na função cardíaca, além de deformação cardíaca, determinada a partir da ecocardiografia 3D, mensuração da Fração de Ejeção do Ventrículo Esquerdo (LVEF), e o Strain Longitudinal Global (GLS). 

Quanto à redução de ao menos 10% no GLS: 

  • Ocorreu queda em aproximadamente 68% das pacientes no grupo placebo, contra 15% nas tratadas com ramipril, 13% para o grupo bisoprolol, e 13% para o tratamento combinado (p < 0,05). 

Quanto à redução de ao menos 10% na 3D-LVEF: 

  • Houve queda em 19% das pacientes no grupo placebo, contra 11% no grupo ramipril, 11% no grupo bisoprolol, e 7% no grupo com tratamento combinado (p < 0,05). 

Quanto à segurança, observou-se que pacientes tratadas com a combinação de ramipril e bisoprolol apresentaram mais efeitos tóxicos que as demais pacientes, além de uma taxa significativamente maior de interrupção do tratamento. Por outro lado, os fármacos foram bem tolerados, e não foram reportados eventos adversos sérios. 

Sendo assim, estratégias cardioprotetoras farmacológicas em pacientes afetadas por câncer de mama que receberam quimioterapia baseada em antraciclinas foram bem toleradas e demonstraram proteção contra a queda na LVEF e no remodelamento cardíaco relacionado ao tratamento tumoral. 

 

Referência: Meattini et al., 2022. PD8-03 Beta blockers and/or ACE inhibitors as cardioprotective strategy for patients affected by nonmetastatic breast cancer who are receiving an anthracycline-based chemotherapy (SAFE – NCT02236806): final results of a randomized trial. Resumo apresentado no San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS) de 2022. 

Informações do ensaio clínico: NCT02236806. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal