Talquetamabe no tratamento do mieloma múltiplo recidivado/ refratário: estudos MonumenTAL - Oncologia Brasil

Talquetamabe no tratamento do mieloma múltiplo recidivado/ refratário: estudos MonumenTAL

3 min. de leitura

A MDHealth e a Oncologia Brasil estão presencialmente em New Orleans, acompanhando o Congresso ASH 2022. A empresas trazem neste vídeo Dra. Danielle Leão, médica hematologista e pesquisadora clínica na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, para comentar sobre os dados dos estudos MonumenTAL-1 e MonumenTAL-3, apresentados durante o The 64th annual meeting of the American Society of Hematology (ASH) 2022. Vale a pena conferir o conteúdo na íntegra! 

 

O estudo MonumenTAL-1 avaliou talquetamabe, um anticorpo biespecífico cujo alvo é a proteína GPRC5D, em monoterapia para o tratamento de pacientes com Mieloma Múltiplo Recidivado e/ou Refratário (MMRR). Aqui são apresentadas algumas atualizações do estudo MonumenTAL-1, fase 1b/2 que recrutou inclusive pacientes previamente expostos às terapias anti-BCMA.  

A fim de definir a posologia mais adequada, uma coorte de pacientes foi tratada com a dose de 0,4mg/kg a cada semana (n=143); e outra coorte recebeu 0,8mg/kg a cada duas semanas (n=145). Os resultados de eficácia encontrados foram: 

  • Taxa de Resposta Global (TRG): 74% e 73% para as posologias semanal e a cada 2 semanas, respectivamente. Pacientes triplo ou penta-refratários atingiram TRG muito semelhante à população total do estudo. Já os pacientes que foram previamente expostos às outras terapias com redicionadores de células T atingiram uma TRG de 63%. 
  • Taxa de Resposta Completa Stringent: 24% e 20%, para as posologias semanal e a cada 2 semanas, respectivamente e 18% para os pacientes previamente tratados com outras terapias redicionadoras de células T; 
  • Mediana de Tempo para a primeira resposta: 1,2 meses (com variação de 0,2 a 5 meses) e 1,3 meses (0,2 – 9,2), para as posologias semanal e a cada 2 semanas, respectivamente; 
  • Mediana de Duração de Resposta: 9,3 meses (95% CI = 6,6 a 20,2 meses) e 13,0 meses (10,6 – não atingida), para as posologias semanal e a cada 2 semanas, respectivamente e 12,7 meses para os pacientes que fizeram uso de terapias redicionadoras de células T previamente. 
  • Mediana de Sobrevida Livre de Progressão: 7,5 meses (95% CI = 5,7 a 9,4 meses) e 11,9 meses (8,4 – não atingida), para as posologias semanal e a cada 2 semanas, respectivamente. 

 

Quanto à avaliação da segurança, os eventos adversos mais comuns do tratamento com o uso de talquetamabe semanal foram: síndrome de liberação de citocinas, que ocorreu em 81% dos casos (sendo que 79% foram de grau 1-2 e 2% grau 3-4); eventos adversos relacionados à pele (56%) ou unhas (52%), perda do paladar (48%); e anemia (45%). O tratamento foi descontinuado em 4,9% dos pacientes.  

No geral, a dose de 0,8mg/kg a cada duas semanas apresentou taxas de eventos adversos semelhantes, mas foi descontinuado em 6,2% dos casos. 

Desta forma, o talquetamabe demonstrou eficácia robusta e segurança manejável em pacientes com Mieloma Múltiplo recidivado e/ou refratário previamente tratados com múltiplas terapias. O estudo MonumenTAL-3, que avaliará a utilização de talquetamabe e daratumumabe associados ou não à pomalidomida, em comparação com o tratamento baseado em daratumumabe, pomalidomida e dexametasona, iniciou em outubro de 2022, com a perspectiva de recrutar mais de 800 pacientes.  

 

Referências: Chari, A. et al., 2022. Talquetamab, a G Protein-Coupled Receptor Family C Group 5 Member D x CD3 Bispecific Antibody, in Patients with Relapsed/Refractory Multiple Myeloma (RRMM): Phase 1/2 Results from MonumenTAL-1. Apresentado no 64th ASH Annual Meeting and Exposition.  

Cohen, Y. C. et al., 2022. MonumenTAL-3: Phase 3 Trial of Talquetamab + Daratumumab ± Pomalidomide Versus Daratumumab + Pomalidomide + Dexamethasone in Relapsed/Refractory Multiple Myeloma Following ≥1 Prior Line of Therapy. Apresentado no 64th ASH Annual Meeting and Exposition.  

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal