O estudo, conduzido com amostras de sangue obtidas ao baseline, procurou determinar se a concentração de DNA tumoral circulante poderia indicar um desfecho precoce comparado às avaliações clínicas padrão
A principal hipótese do estudo foi que a ausência de DNA tumoral circulante (ctDNA) poderia indicar um sinal precoce de resposta clínica completa e/ou recorrência tumoral de longo prazo entre pacientes com carcinoma anal de células escamosas sob tratamento com quimiorradiação definitiva.
Para tanto, foi realizada a avaliação periódica do ctDNA com um ensaio de PCR multiplex, enquanto a resposta clínica completa foi definida como ausência tumoral por exames digitais, endoscopia e/ou ressonância magnética.
31 pacientes com carcinoma anal de células escamosas tratados com quimiorradiação definitiva foram submetidos à avaliação da resposta do ctDNA. A maioria (68%) dos pacientes apresentava doença em estágio III. Os pacientes foram tratados com uma dose mediana de radiação de 54Gy em 27 frações com mitomicina combinada a quimioterapia à base de fluoropirimidina em 94% dos pacientes, e quimioterapia à base de fluoropirimidina sozinha em 6%. O teste de ctDNA foi realizado em 25 desses pacientes no início do estudo, 26 pacientes durante a quimiorradiação e 20 pacientes 30 dias após a quimiorradiação.
Os resultados da avaliação de 31 pacientes incluem:
Portanto, o estudo indicou que o monitoramento do DNA tumoral circulante pode prover uma indicação precoce de resposta entre pacientes com carcinoma anal de células escamosas sob tratamento com quimiorradiação definitiva, em relação à mensuração clínica padrão. Ainda assim, destacou-se que é necessário verificar se a mensuração do ctDNA se correlaciona com a sobrevida livre de recorrência a longo prazo.
Referência: Alvarez, J. et al., 2023. Circulating tumor DNA (ctDNA) for response assessment in patients with anal cancer treated with definitive chemoradiation.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.