O iLLUMINATE é um estudo de fase 3, multicêntrico, randomizado e aberto que comparou o tratamento de primeira linha com ibrutinibe e obinutuzumabe versus clorambucila e obinutuzumabe em pacientes com leucemia linfocítica crônica ou linfoma linfocítico de células pequenas. Os resultados deste estudo foram publicados na edição atual da Lancet Oncology.
Foram incluídos 229 pacientes, aleatoriamente designados para receber ibrutinib mais obinutuzumab (n = 113) ou clorambucil mais obinutuzumab (n = 116). Após um acompanhamento mediano de 31,3 meses, a sobrevida livre de progressão mediana foi significativamente maior no grupo de ibrutinibe mais obinutuzumabe (mediana não alcançada) em comparação ao grupo clorambucil mais obinutuzumab (19,0 meses; HR 0,23; 95% CI 0 · 15–0 · 37; p <0 · 0001). A sobrevida livre de progressão estimada em 30 meses foi de 79% no grupo de ibrutinibe mais obinutuzumabe e 31% no grupo de clorambucila mais obinutuzumabe. Os eventos adversos mais comuns de grau 3 ou 4 em ambos os grupos foram neutropenia e trombocitopenia. Eventos adversos graves ocorreram em 58% dos pacientes tratados com ibrutinib mais obinutuzumab e 35% dos pacientes tratados com clorambucil e obinutuzumab. Mortes relacionadas ao tratamento foram relatadas em um paciente de cada grupo.
Ibrutinibe associado a obinutuzumabe mostrou-se um tratamento eficaz e seguro, independentemente de características de alto risco, e fornece uma opção de tratamento de primeira linha alternativa para esses pacientes.
Saiba mais: The Lancet
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.