ADMEC-O: nivolumabe no tratamento adjuvante de pacientes com carcinoma de células de Merkel - Oncologia Brasil

ADMEC-O: nivolumabe no tratamento adjuvante de pacientes com carcinoma de células de Merkel

3 min. de leitura

O tratamento adjuvante com nivolumabe apresenta resultados satisfatórios para pacientes com CCM em comparação com o tratamento sistêmico de suporte padrão

 

O carcinoma de células de Merkel (CCM) é um tipo de câncer de pele imunogênico que atinge as células da pele localizadas próximas a terminações nervosas especializadas na transdução sensorial, ou seja, respostas envolvidas na sensibilidade ao toque. O CCM é um tipo de câncer raro com alta taxa de reincidência mesmo após a completa ressecção e tratamento com radioterapia. 

A utilização de tratamento adjuvante inibidores de checkpoint imunológico contra PD1/PDL-1 apresentou benefícios clínicos no tratamento de CCM localizado em estágio avançado. Neste sentido, o estudo clínico ADMEC-O foi o primeiro a investigar a eficácia e segurança do bloqueio de PD-1 como tratamento adjuvante do CCM ressecado em situações de ausência de cuidado sistêmico padrão. 

Este ensaio multicêntrico de fase 2 avaliou pacientes com CCM em diferentes estágios da doença (ECOG-PS 0-1) com lesões do tumor completamente ressecadas durante um período de 12 semanas antes da randomização (2:1). Os pacientes foram randomizados entre o grupo que recebeu o tratamento com NIVO 480mg Q4W e o braço mantido em observação, sendo ambos avaliados por até 1 ano. Os pacientes foram estratificados de acordo com o estágio da doença (AJCC I/II vs. III/IV), idade (<65 vs. ≥65 anos) e sexo. A sobrevida livre de doença (SLD) foi considerada como desfecho primário, e a sobrevida global (SG) e eventos adversos (EA) como desfechos secundários. A análise interina planejada foi acionada quando o último paciente completou 1 ano de acompanhamento. 

Resultados: 

O estudo avaliou 179 pacientes entre o período de 03/2017 e 08/2020 (NIVO, n= 188; observação, n=61) em 20 centros, dos quais a população com intenção de tratar (ITT) foi composta por 62% de homens, dos quais 68% apresentavam idade ≥65 anos e 67% estágio III/IV da doença. As características dos pacientes foram bem balanceadas ao longo de ambos os braços. Nesta análise primária, com uma mediana de acompanhamento de 24.3 meses (IQR 19.2 – 33.4), todos os pacientes encerraram o tratamento. As taxas de SLD após 12 e 24 meses em pacientes que receberam NIVO demonstraram resultados favoráveis com 87,9% vs. 78,5% e 86,9% vs. 74,3%, respectivamente.  

O tratamento foi bem tolerado, com apenas 5% de índice de descontinuação do tratamento e relatos de efeitos adversos de grau 3 e 4 em 41% dos pacientes que receberam NIVO e 31% do braço mantido em observação, além de destacar que não houve relato de mortes como consequência ao tratamento. 

Dessa forma, neste primeiro ensaio randomizado para CCM, o estudo conclui que a taxa de risco para a sobrevida livre de doença observada durante um período mediano de acompanhamento de 2 anos foi de 0.56 (95% Cl 0.28-115) portanto, favorável ao uso do NIVO nestas condições. Os autores destacam o fato de o curso espontâneo da CCM ter sido consideravelmente melhor em relação aos dados históricos relatados. Sendo assim, evidencia-se os benefícios clínicos deste tratamento em uma necessidade médica ainda não atendida como o carcinoma de células de Merkel. 

 

Referências: 

Jürgen C Becker et al., 787O – Adjuvant immunotherapy with nivolumab (NIVO) versus observation in completely resected Merkel cell carcinoma (MCC): Disease-free survival (DFS) results from ADMEC-O, a randomized, open-label phase II trial. Annals of Oncology (2022) 33 (suppl_7): S356-S409. 10.1016/annonc/annonc1059. 

Coggshall K, Tello TL, North JP, Yu SS. Merkel cell carcinoma: An update and review: Pathogenesis, diagnosis, and staging. J Am Acad Dermatol. 2018;78(3):433-442. doi:10.1016/j.jaad.2017.12.001 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal