Estudo conclui que mFOLFOX adjuvante não é benéfico após hepatectomia em pacientes com metástases hepáticas de adenocarcinoma colorretal - Oncologia Brasil

Estudo conclui que mFOLFOX adjuvante não é benéfico após hepatectomia em pacientes com metástases hepáticas de adenocarcinoma colorretal

2 min. de leitura

Quimioterapia pós-operatória com mFOLFOX6 melhora a sobrevida livre de progressão, mas piora a sobrevida global

O papel da quimioterapia adjuvante após hepatectomia para as metástases hepáticas (MH) do câncer colorretal é controverso. Foi realizado um estudo de fase II/III randomizado para determinar se o FOLFOX modificado adjuvante (mFOLFOX6) é superior à hepatectomia isolada para MH.

No total, 300 pacientes elegíveis com adenocarcinoma colorretal e número ilimitado de MH foram designados (1:1) para receber mFOLFOX adjuvante por 12 ciclos após a cirurgia (braço CTX, n=151) ou somente cirurgia (braço C, n=149).

Como a adesão ao tratamento após 9 ciclos de CTX foi tão alta quanto o esperado na fase II, o registro foi continuado na fase III. O desfecho primário da fase 3 foi a sobrevida livre de progressão (SLP) e os desfechos secundários foram a sobrevida global (SG), toxicidade e locais da recaída.

Quando a terceira análise interina da fase III foi realizada, foi recomendado o término precoce do estudo, porque, apesar de uma diferença estatisticamente significativa em termos de sobrevida livre de doença (SLD), foi encontrada uma futilidade em termos de sobrevida global (SG).

Com a mediana de acompanhamento de 54 meses para sobreviventes livres de doença, a SLD de 3 anos foi de 52,1% com CTX e 41,5% com C somente (HR 0,63; p unilateral = 0,002). No entanto, a SG em 3 anos foi de 86,6% com CTX e 92,2% com C somente (HR 1,35). A SG de 5 anos foi de 69,5% com CTX e 83,0% com C sozinha. A SG mediana após a recidiva foi de 38,4 meses no braço CTX e 87,6 no braço C somente.

A SLP não se correlacionou com a SG para MH. A quimioterapia pós-operatória com mFOLFOX6 melhora o SLP, mas piora a SG devido a mais mortes após a recidiva no braço CTX. O mFOLFOX adjuvante não é benéfico para pacientes após hepatectomia para MH.

Saiba mais:
J Clin Oncol 38: 2020 (suppl; abstr 4005)
https://meetinglibrary.asco.org/record/185468/abstract

 

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação