[VÍDEO] - Congresso AACR-18 reduz a distância da bancada para a prática clínica - Oncologia Brasil

[VÍDEO] – Congresso AACR-18 reduz a distância da bancada para a prática clínica

2 min. de leitura

A cada ano, o Congresso Associação Americana de Pesquisa em Câncer (AACR) tradicionalmente voltado para a pesquisa básica, vem ampliando sua atuação e inserindo na programação temas e estudos importantes para o Oncologista Clinico.

A convite da Oncologia Brasil o Dr. Fernando Santini, do Hospital Sírio Libanes, em São Paulo, fez um rápido comentário sobre os trabalhos apresentados neste domingo, que mais chamaram a sua atenção como oncologista clínico.

“Já podemos aproveitar muitos avanços mostrados aqui no dia a dia da oncologia clínica”, disse Santini. E citou a apresentação dos dados do estudo keynote 054 em pacientes com melanoma estádio III, que apresentavam alto risco de recorrência após a cirurgia com o uso de pembrolizumab. Disse ainda que “esse estudo demostrou importante ganho de sobrevida livre de recorrência em um ano e devido a sua relevância está sendo publicado concomitante no NEJM, New England Journal of Medicine.

Muitos estudos de fase I estão ganhando destaque em Congressos como o da AACR. Santini citou o BLU 667 sobre um inibidor específico do RET para paciente com adenocarcinoma de pulmão, incluindo até pacientes com tumor de tireoide do tipo papilífero e medular.

O convidado da Oncologia Brasil citou vários trabalhos na área de pesquisa básica e personalizada, como avanços na desenvolvimento da biópsia liquida, instabilidade cromossômica, evolução clonal e heterogeneidade tumoral, como destaques do dia.

Pulmão é o destaque desta segunda

Para esta segunda-feira (16) o Dr. Santini disse que há uma grande expectativa para a apresentação de três trabalhos que podem mudar a prática clinica no tratamento do câncer de pulmão de não pequenas células na primeira linha de tratamento: Keynote 189, Chekmate 227 e Inpower 150.

Esses três trabalhos prometem apresentar grandes resultados e revolucionar os protocolos de tratamento de pulmão no mundo. Esta segunda-feira, pode entrar para a história da oncologia.
Acompanhe o vídeo!