A MDHealth/Oncologia Brasil traz, direto de Paris no Congresso ESMO 2022, Dr. Geoffrey Y. Ku, médico oncologista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, para comentar sobre os dados atualizados do estudo DESTINY-Gastric02.
Os dados demonstram perfil promissor para o tratamento baseado em trastuzumabe deruxtecana em casos de tumores gástricos ou de junção gastroesofágica HER2+. Assista e confira o conteúdo completo!
Os dados primários do estudo DESTINY-Gastric02 (NCT04014075), relativos a abril de 2021, demonstraram que a terapia baseada em trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) resultou em taxa de resposta objetiva de 38%, além de segurança compatível com outras terapias que envolvem T-DXd. Em seguida, são apresentados os dados atualizados de eficácia e segurança da terapia.
O estudo foi realizado em pacientes com câncer gástrico ou de câncer de junção gastroesofágica HER2+ que progrediram durante ou após a primeira linha de terapia. O tratamento consistiu em 6,4mg/Kg de T-DXd administrado três vezes por semana.
Todos os pacientes apresentaram pelo menos um evento adverso associado ao tratamento, sendo 55,7% dos casos eventos de grau três ou maior. Os eventos mais prevalentes foram náusea (67,1%), vômitos (44,3%) e fadiga (57%). No entanto, a avaliação de qualidade de vida se manteve estável ao longo do tratamento.
Os resultados do acompanhamento mediano de 10,2 meses, considerando dados de 79 pacientes, são os seguintes:
Sendo assim, o tratamento com T-DXd continua a demonstrar benefício clínico substancial e perfil de segurança tolerável em pacientes ocidentais com câncer gástrico ou de junção gastroesofágica HER2+ irressecável ou metastático que passaram por duas ou mais linhas de terapia prévia.
No vídeo, o especialista faz uma análise completa dos dados do estudo. Vale a pena assistir e conferir o conteúdo completo!
Referência: Ku, G.Y. et. al, 2022. Updated analysis of DESTINY-Gastric02: A phase II single-arme Trial of trastuzumab deruxtecan (T-DXd) 9in western patients (Pts) with HER2-positive (HER2+) unresectable/metastatic gastric/gastroesophageal junction (GEJ) cancer who progressed on or after trastuzumab-containing regimen.
DOI: https://doi.org/10.1016/j.annonc.2022.07.1323.
Informações do ensaio clínico: NCT04014075.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.