Os 40 pacientes foram divididos em 2 partes: parte 1 (10 pacientes): QT (carboplatina AUC = 2 e paclitaxel 50mg/m2 – semanal) associada a radioterapia (60-66Gy em 30-33 frações); após esta etapa os pacientes recebiam 2 ciclos de QT de consolidação (carboplatina AUC = 6 e paclitaxel 200mg/m2 – a cada 21 dias) seguidos por ATZ (1200mg a cada 21 dias por 1 ano) e parte 2 (30 pacientes): o mesmo esquema de QT e radioterapia associadas a ATZ, e após esta etapa os pacientes recebiam a mesma QT de consolidação associada a ATZ e por fim 1 ano de terapia com ATZ.
Na parte 1 cerca de 60% dos pacientes apresentaram eventos adversos grau 3 ou maior, sendo o mais comum pneumonia (20%). Toxicidade grau 3 ou maior atribuída ao ATZ ocorreu em 30% dos pacientes (dispneia, artralgia e fístula traqueo-esofágica). Na parte 2, 57% dos pacientes apresentaram eventos adversos grau 3 ou maior sendo o mais comum a pneumonia (20%). Toxicidade grau 3 ou maior relacionada ao ATZ ocorreu em 10% dos pacientes (dispneia, fadiga e insuficiência cardíaca). A análise preliminar de eficácia mostrou uma sobrevida livre de progressão mediana de 20,1meses para os pacientes na parte 1 e a mesma ainda não foi alcançada nos pacientes da parte 2; com relação a sobrevida global em 1 ano os resultados evidenciam a taxa de 60% para os pacientes da parte 1 e de 77% para os pacientes na parte 2 do estudo.
Pode-se concluir que o uso concorrente de atezolizumabe ao esquema padrão de quimioterapia e radioterapia é seguro e possui um perfil tolerável de toxicidade. Os resultados preliminares de eficácia mostram resultados promissores mas há a necessidade de um seguimento maior.
Acompanhe a página da cobertura > oncologiabrasil.com.br/iaslc
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.