Estudo RECOURSE mostra benefícios do TAS-102 para câncer colorretal metastático - Oncologia Brasil

Estudo RECOURSE mostra benefícios do TAS-102 para câncer colorretal metastático

< 1 min. de leitura

Especialista comenta vantagens apresentadas pela combinação de trifluridina e cloridrato de tipiracila em importante ensaio clínico de fase II

Dr. Duílio Reis da Rocha Filho, oncologista clínico e chefe do serviço de oncologia do Hospital Universitário Walter, da Universidade Federal do Ceará (UFC), faz uma análise sobre a combinação de e cloridrato de tipiracila, a molécula FTD/TPI (conhecida anteriormente como TAS-102), para o tratamento do câncer colorretal.

No RECOURSE, um estudo clínico de fase III que incluiu 800 pacientes politratados com pelo menos duas linhas prévias de tratamento, o grupo que recebeu FTD/TPI apresentou uma sobrevida mediana de 7,2 meses, além de aumentar a sobrevida livre de progressão, controle de doença e qualidade de vida. 

 

 

Qualidade de vida passa a ser crescentemente importante a medida em que progredimos nas linhas de tratamento. Para os pacientes em terceira linha, com perspectiva de vida bastante limitada, precisamos priorizar o benefício da qualidade de vida. Um dado muito importante do estudo é que 84% deles mantinham-se com PS (Performance Status) 0 ou I ao final do tratamento, no momento de descontinuação do medicamento. Esses pacientes mantiveram-se aptos a fazer alguma linha de tratamento subsequente, conforme entendimento do médico assistente.”, destaca Dr. Rocha. 

 

Aviso Legal: Todo conteúdo deste portal foi desenvolvido e será constantemente atualizado pela Oncologia Brasil, de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação de seus profissionais em relação a recomendação ou prescrição de produtos de uma das empresas. As informações disponibilizadas neste portal não substituem o relacionamento do(a) internauta com o(a) médico(a). Consulte sempre seu médico(a).