FRAIL-IMMUNE: avaliação da eficácia e segurança da combinação de durvalumabe, paclitaxel e carboplatina como terapia de primeira linha para pacientes com câncer de cabeça e pescoço - Oncologia Brasil

FRAIL-IMMUNE: avaliação da eficácia e segurança da combinação de durvalumabe, paclitaxel e carboplatina como terapia de primeira linha para pacientes com câncer de cabeça e pescoço

< 1 min. de leitura

Neste vídeo, o Dr. William William, Oncologista Clínico de Tórax e Cabeça e Pescoço e Professor Adjunto Associado do MD Anderson Cancer Center, comenta os resultados do ensaio clínico FRAIL-IMMUNE apresentados na conferência anual da American Society of Clinical Oncology – ASCO 2023®. Acesse e confira! 

 

 

O estudo clínico de fase II FRAIL-IMMUNE, apresentado na sessão oral de cabeça e pescoço na ASCO 2023®, tinha como objetivo avaliar o uso da combinação de carboplatina, paclitaxel e pembrolizumabe na terapia do câncer de cabeça e pescoço recorrente ou metastático, sem tratamento prévio e não elegíveis ao tratamento com cisplatina, como em casos de pacientes com baixo clearance de creatinina, comorbidades e idosos. 

Sendo assim, o estudo apresentou resultados interessantes, como a sobrevida média de 18 meses e taxa de resposta de 80%, sendo este um dado surpreendente para a população avaliada. Esses resultados corroboram estudos anteriores que descrevem o papel da quimio-imunoterapia no tratamento do câncer de cabeça e pescoço, demonstrando essa estratégia como uma nova opção de conduta na prática clínica. 

Acesse o vídeo e confira na íntegra a abordagem completa sobre esse estudo. 

 

Referência:

Fayette, J., et al., Results of the multicenter phase II FRAIL-IMMUNE trial evaluating the efficacy and safety of durvalumab combined with weekly paclitaxel carboplatin in first-line in patients (pts) with recurrent/metastatic squamous cell carcinoma of the head and neck (R/M SCCHN) not eligible for cisplatin-based therapies. J Clin Oncol 41, 2023 (suppl 16; abstr 6003). DOI  10.1200/JCO.2023.41.16_suppl.6003.