Gigantes da indústria farmacêuticas se unem para oferecer testes moleculares gratuitos para pacientes com câncer de pulmão - Oncologia Brasil

Gigantes da indústria farmacêuticas se unem para oferecer testes moleculares gratuitos para pacientes com câncer de pulmão

2 min. de leitura

O Lung Mapping, iniciativa que disponibilizará gratuitamente exames para detectar o perfil molecular de tumores relacionados ao câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) foi anunciado durante a II Semana Brasileira da Oncologia, realizada pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), que aconteceu entre os dias 22 e 26 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ).

O consórcio que reúne cinco gigantes da indústria farmacêutica (AstraZeneca, Bayer, BMS, Pfizer e Roche) promete um mapeamento mais assertivo e rápido do câncer pulmão de células não pequenas (CPCNP), impactando assim, no tratamento mais efetivo. As empresas entendem que proporcionar acesso à detecção do perfil tumoral é fundamental para guiar a conduta terapêutica dos profissionais de saúde de modo a beneficiar cada vez mais pacientes, cada vez mais rápido.

No Brasil, o câncer de pulmão é o 2º mais comum em homens e o 4º em mulheres. Novas terapias têm oferecido à classe médica e aos pacientes maior precisão no tratamento desse tipo de câncer, mas o diagnóstico ainda representa um desafio, já que a identificação das alterações moleculares (subtipo do tumor) responsáveis pelo desenvolvimento da doença é fundamental para terapêutica adequada.

Os testes que compõem o projeto são:
FoundationOne® CDx – Por meio de um painel genômico abrangente, o FoundationOne® CDX) é um teste de alta sensibilidade que contempla 324 genes relevantes para a escolha da melhor conduta clínica, em conjunto com a informação de expressão de PD-L1 (Ensaio SP263 – Ventana®).

Expressão de PD-L1, o teste de imunohistoquímica para a proteína PD-L1, é realizado em amostras de tecido fixado em formalina e incluído em parafina, utilizando o anticorpo SP263 da Ventana. O resultado da expressão de PD-L1 em CPCNP é determinado pela porcentagem de células tumorais (TC) com coloração de membrana (completa ou parcial) de qualquer intensidade.

Destinado a pacientes diagnosticados com CPCNP localmente avançado ou metastático, os testes podem ser solicitados, mediante solicitação médica, por meio dos seguintes Programas de Suporte ao Paciente: ID (AstraZeneca, OnTrack (Bayer), I-O Detect (BMS), Pfizer Alvo (Pfizer) e Roche Teste (Roche).