LACOG 0415: estudo totalmente brasileiro sobre câncer de próstata avançado é destaque na ASCO - Oncologia Brasil

LACOG 0415: estudo totalmente brasileiro sobre câncer de próstata avançado é destaque na ASCO

< 1 min. de leitura

Dr. Fernando Maluf, oncologista clínico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, é um dos autores do LACOG 0415, um estudo totalmente brasileiro – conduzido pelo grupo LACOG com a participação de 14 centros do país – sobre câncer de próstata avançado sensível à castração e conseguiu, de modo inédito, o podium da sessão oral de próstata (uma das mais disputadas) no congresso anual da ASCO 2020.

No vídeo abaixo, o médico aborda os principais resultados.

Trata-se de um estudo prospectivo, não comparativo, randomizado de fase 2 que avalia a eficácia de dois tratamentos livres de ADT em uma comparação 1:1:1. O braço controle é de castração e abiraterona, o segundo braço avalia a apalutamida sem associação e o terceiro braço avalia a associação de apalutamida com abiraterona em pacientes com câncer de próstata com valores de testosterona em níveis não castrados e indicação de ADT (linfonodo positivo [N+], metástase a distância [M+] ou recidiva bioquímica combinada com PSA ≥ 20 ng/mL ou com PSA ≥ 4 ng/mL e PSA doubling-time < 10 meses).

“Este estudo consolida o LACOG como um grupo cooperativo de repercussão internacional e abre caminho para novos projetos de alto interesse, além de motivar novos investigadores a adentrarem mais profundamente à pesquisa clínica no país”, comenta o médico.

Para saber mais detalhes, como objetivos primário e secundários, resultados e conclusões, confira esta matéria: https://oncologiabrasil.com.br/asco-2020/importante-estudo-brasileiro-sobre-cancer-de-prostata-avancado-e-destaque-no-congresso-anual-da-asco/

Se preferir ouça nosso Podcast:

Saiba mais:
https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT02867020I
https://meetinglibrary.asco.org/record/187092/abstract